A Asus lançou finalmente a tão aguardada atualização estável do Android 14 para o seu compacto smartphone topo de gama, o Zenfone 10. Este passo representa uma melhoria significativa para o smartphone, que já era considerado uma excelente escolha no mercado de dispositivos compactos.
O que muda no ZenFone 10 com o Android 14
A atualização, com um tamanho considerável de 1,3 GB, traz consigo várias novidades e melhorias. Além de trazer o sistema para o Android 14, a Asus também reformulou várias aplicações nativas. Nestas incluem-se o Gestor Móvel, Contactos, Telefone, e muitas outras.
Um destaque especial vai para a personalização de cor e brilho do widget do relógio no ecrã de bloqueio. Além disso, passa a contar com o suporte para a nova permissão "Fotos e Vídeos". Mais personalização e segurança parecem ser os destaques desta atualização.
Cópia de segurança antes de atualizar é importante
É importante mencionar que, antes de atualizar, os utilizadores devem fazer uma cópia de segurança dos seus dados. Isto porque algumas aplicações de terceiros podem ainda não ser compatíveis com o Android 14.
O Zenfone 10 usa uma das duas atualizações de plataforma Android prometidas pela Asus. Esta reforça o compromisso da empresa com os seus utilizadores. Além disso, é bom relembrar que a Asus prometeu quatro anos de patches de segurança para este modelo, de forma a mostrar o seu apoio contínuo.
Para os entusiastas de modificações, é importante notar que este update não altera a situação do bootloader do Zenfone 10. Este permanece bloqueado, e assim deve continuar no tempo de vida útil do equipamento.
Com esta atualização, o Asus Zenfone 10 mantém-se como uma opção robusta e atraente no mercado de smartphones compactos. É bom ver o compromisso da Asus reforçados, e esperemos que as próximas gerações possam gozar de ainda mais atualizações, em linha com o que a concorrência começa a fornecer.
Editores 4gnews recomendam: