Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Asus promete mais vertigem com novos monitores ROG - e estão mesmo a chegar a Portugal!

Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os dois novos monitores ROG que a Asus se prepara para lançar estreiam tecnologias a nível mundial que prometem mais velocidade e imagens com uma nova dimensão de cor.

São, pelo menos, estes os principais argumentos do fabricante para os seus novos monitores de gaming, direcionados para “entusiastas de eSports que procuram velocidades de atualização extremamente rápidas”, por um lado, bem como para utilizadores à procura de “uma performance de cor impressionante e uma elevada densidade de pixels”.

Novos monitores ROG de 27’
À esquerda e à direita, dois novos monitores Asus ROG; ao centro um dos modelos que recebe atualização de firmware.
Imagem: Asus

As novidades da Asus neste domínio chegam, por isso, aos pares: são dois monitores de 27’, cada um a estrear uma tecnologia de imagem específica, com o objetivo de colocar a Asus numa posição de destaque neste segmento. E há ainda que acrescentar uma atualização de firmware para monitores da série OLED ROG Swift.

Tecnologia WOLED...

O novo ROG Strix OLED XG27AQDMG tem como principal característica a estreia mundial de um painel do tipo WOLED - solução que adiciona à tecnologia OLED um filtro de cor adicional, neste caso branca.

ROG Strix OLED XG27AQDMG

Segundo a Asus, além de oferecer imagens com 20% mais brilho que a anterior geração de monitores ROG, a utilização de um painel WOLED garante “cores mais vibrantes, imagens mais nítidas e pretos mais escuros, em quaisquer condições de iluminação”.

Outras características do ROG Strix OLED XG27AQDMG passam por uma resolução QHD (2560 x 1440), num painel capaz de atingir velocidades de atualização de 240 Hz, com tempos de resposta de 0.03 ms (GTG) e compatibilidade com NVIDIA G-SYNC.

No leque de características destacadas pela Asus cabe ainda um adaptador de corrente separado (para reduzir o risco de burn-in e prolongar a vida útil do painel, diz a Asus), bem como a utilização de um dissipador de calor personalizado.

... ou Modo Duplo de imagem

Já o ROG Strix XG27UCG é apresentado pela Asus como “o primeiro monitor LCD do mundo com um modo duplo”, permitindo aos utilizadores alternar entre imagens 4K nativas a 160Hz e imagens FHD a 320Hz, usando simplesmente uma tecla de atalho do monitor.

ROG Strix XG27UCG

Este modelo usa um painel Fast IPS 4K com densidade de 164 pixéis por polegada (PPI) e garante um tempo de resposta GTG de 1ms, para “níveis extremos de detalhe e imagens gaming ultra-suaves.”

Os preços dos novos monitores para o mercado português não são ainda conhecidos, mas a Asus garante o seu lançamento em Portugal a partir de julho.

A Asus anunciou também a atualização do firmware dos monitores OLED ROG Swift: o novo firmware para o ROG Swift OLED PG32UCDM permite o suporte Dolby Vision, enquanto a atualização para o PG27AQDM adiciona a funcionalidade OLED Anti-flicker.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.