ASUS e Qualcomm apresentam o novo e exclusivo smartphone Snapdragon Insiders

Rui Bacelar
Comentar

A ASUS e a Qualcomm deram a conhecer a sua mais recente criação. Este é o Smartphone Snapdragon Insiders, o telefone para os 1,6 milhões de membros do programa de testes homónimo. O preço de lançamento no mercado? 1 499 dólares nos Estados Unidos da América.

O novo dispositivo serve um nobre propósito, o de mostrar aquilo que de melhor se faz no mercado mobile. É, acima de tudo, uma plataforma de testes para a Qualcomm que integrou várias das suas novas tecnologias e, claro, o chip Snapdragon 888.

A ASUS e a Qualcomm criaram o novo smartphone Snapdragon

ASUS Qualcomm Snapdragon smartphone

O programa Snapdragon Insiders é, na sua génese, similar ao Windows Insider da Microsoft, através do qual os membros têm acesso prévio a novas tecnologias e soluções de software. Já de acordo com a Qualcomm, este telefone estará disponível no mercado em agosto, para qualquer interessado na sua aquisição.

Tal como seria de esperar, o "coração" do smartphone é o Snapdragon 888 5G com uma frequência máxima de 2,4 GHz e uma configuração de 8 núcleos de processamento. A sua gráfica é a Adreno 660 GPU e, segundo a tecnológica norte-americana, é o dispositivo com melhor suporte para ambas as bandas 5G sub-6 e mm Wave.

O novo telefone foi apresentado com um novo par de earbuds TWS com a tecnologia Snapdragon Sound, desenvolvida em parceria com a Master & Dynamic. O kit inclui ainda um carregador rápido Qualcomm Quick Charge 5.0, adaptador de corrente, bem como dois cabos de carregamento e uma capa de proteção.

Este é o novo smartphone Android de 1 500 $

Qualcomm Snapdragon smartphone ASUS

O Smartphone Snapdragon Insiders conta com um ecrã de 6,78 polegadas de diagonal produzido pela Samsung. Trata-se de um painel AMOLED com resolução 2K ou 2448 x 1080 pixeis com alta taxa de atualização variável até 144 Hz.

Este ecrã é protegido pela mais recente e avançada geração de vidro da Corning, o Gorilla Glass Victus. Para os utilizadores mais intensivos temos também o suporte para o modo Ecrã sempre Ligado ou Always-On-Display.

E construído em metal e vidro, com cantos arredondados, design moderno e uma ligeira inspiração nos smartphones gaming da gama ASUS ROG. Vemos, por exemplo, na traseira, o rebordo em vermelho para o módulo das câmaras fotográficas.

Equipado com todas as melhores caraterísticas do mercado em 2021

Qualcomm Snapdragon ASUS

A câmara frontal do smartphone Qualcomm tem 24 MP de resolução, sem o ecrã perfurado. Note-se que o dispositivo apresenta uma margem superior e inferior algo consideráveis, mas proporcionais. Algo similar aos novos Sony Xperia 1 III e 5 III.

A traseira apresenta a câmara principal, tripla, composta por um sensor de 64 MP f/1,8 (wide), além da câmara de 12 MP f/2,2 (ultra-wide) e de uma terceira câmara, telefoto, com 8 MP de resolução e zoom ótico de 3 vezes.

Esta câmara usufrui da tecnologia Qualcomm AI que promete melhorar a qualidade dos conteúdos captados, ainda que o acerto de cores e outros quesitos tenham sido definidos pela ASUS. Mais ao centro temos o leitor de impressões digitais, na traseira.

O smartphone integra várias das novas tecnologias da Qualcomm

Qualcomm

Importa ainda frisar que este leitor de impressões digitais é concebido pela Qualcomm, sendo a sua segunda geração de 3D Sonic Sensor - ultrassónico. O facto de não estar embutido no ecrã prende-se, de acordo com a Qualcomm, com a rigidez do painel usado.

Podemos ainda dar conta de 512 GB de armazenamento interno - UFS 3.1 - e de 16 GB de memória RAM LPDDR5 RAM. O sistema operativo é o Android 11, sem menções feitas à interface utilizada no smartphone, mas não contamos com qualquer bloatware.

Por fim, damos conta de uma bateria com 4 000 mAh de capacidade com a tecnologia Quick Charge 5.0 e respetivo carregador rápido incluído. Apontamos também o seu peso de 210 gramas, sendo já substancial.

O novo smartphone chega ao mercado em agosto

Qualcomm Snapdragon

O telefone Qualcomm Snapdragon Insiders estará disponível nos Estados Unidos da América, Alemanha, China, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Índia e eventualmente outros mercados a partir de agosto.

Os interessados no Smartphone for Snapdragon Insiders, construído pela ASUS, podem aceder à página oficial da empresa. Aí encontrarão mais detalhes do produto, bem como do programa em questão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.