Assobia para o YouTube dizer-te qual a música que estás a ouvir

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O YouTube tem uma nova funcionalidade que, além de bastante peculiar, pode revelar-se também muito útil.

Agora, quando um utilizador assobiar a melodia de uma música, a plataforma de streming vai conseguir identificá-la.

Nova funcionalidade do YouTube vai funcionar através do microfone

imagem do YouTube no ecrã de um smartphone
O YouTube vai usar o teu assobio para identificar músicas Crédito@StockSnap/Pixabay

Quantas vezes já assobiamos uma melodia para que as pessoas à nossa volta nos ajudem a identificar a música que insiste em tocar na nossa cabeça? Com certeza que muitas, mas agora o YouTube pode também ajudar a resolver o persistente quebra-cabeças “que música é esta”.

Tudo porque a Google acaba de anunciar um novo recurso na plataforma de streaming que permite identificar música através do assobio do utilizador. Para recorrer a esta nova funcionalidade, basta acionar o microfone na pesquisa da plataforma, depois é assobiar o melhor que se consegue.

A plataforma vai captar o som agudo e mostrar a habitual lista de resultados, entre os quais estará a música assobiada.

Para já, o recurso é ainda uma experiência e está apenas disponível para um grupo de utilizadores que usam a aplicação para Android da plataforma de streaming.

Mas a Google tem planos para disponibilizar a funcionalidade para todos, a nível global. Espera-se que este período experimental sirva também para que a empresa faça algumas melhorias no funcionamento deste recurso.

Infelizmente, não fica esclarecido se o YouTube Music terá também direito a incluir o novo recurso de assobio.

A ideia é peculiar, mas não propriamente original, visto que a plataforma Deezer tem já disponível um recurso semelhante, desde o ano passado.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt