Assistente Google com interface 'compacta' começa a chegar a mais smartphones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com o lançamento dos novos Google Pixel 4, a empresa revelou também uma Assistente Google renovada. Além de apresentar um novo leque de funcionalidades, chegou também com uma nova interface mais compacta que promete uma experiência de utilização mais leve, e menos intrusiva.

Tal como habitual, estas novas implementações permaneceram como exclusivas dos Pixel 4, mas começaram já a chegar também a alguns modelos Google Pixel 3. Este já se tornou o "trajeto" habitual para as novas funcionalidades implementadas pela Google, chegando numa segunda fase aos seus smartphones mais antigos, e sendo depois lançadas para os restantes smartphones Android.

Quais as novidades da nova interface da Assistente Google

Em termos visuais, a nova Assistente Google traz alterações que dificilmente te passarão despercebidas. A nova interface vai deixar de ocupar todo o teu ecrã, o que faz atualmente de forma totalmente desnecessária.

Atualmente, sempre que ativas um comando, a janela da Asssistente Google expande automaticamente, ocupando todo o ecrã do teu smartphone. Mas, na grande maioria das vezes isso não é necessário, pois a resposta apenas necessita de uma linha.

Esta nova versão mais "compacta" vem corrigir essa situação, utilizando apenas o espaço de ecrã estritamente necessário para apresentar determinada resposta. Por exemplo, simples respostas vão apenas ocupar 1/3 do ecrã, o que é uma grande diferença quando comparado com o ecrã inteiro.

Também o painel que surge quando ativas a Assistente Google traz algumas novidades. Vais ver que está mais compacto, ocupando um pouco menos espaço no ecrã do teu smartphone. Além disso, vais poder ver a tua fotografia de perfil (Google) no canto superior esquerdo.

Quando vais poder utilizar a nova Assistente Google

Infelizmente, não temos nenhuma informação sobre uma possível chegada desta nova interface a todos os smartphones Android. Para já, foi apenas confirmado que os testes já estão a ser realizados no Google Pixel 3 e Pixel 3 XL, estando disponível para um restrito número de utilizadores.

Ainda assim, uma vez lançada para todos os Pixel 3, será de esperar que não demore muito mais tempo até que a atualização seja lançada globalmente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Stadia tem interface revelada antes do lançamento oficial
  • Como utilizar o Google Maps sem gastar internet (offline)! Em apenas 5 passos!
  • Google Gboard tem uma novidade que vais gostar! GIF's querem substituir os Emojis
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.