No último sábado, 31 de dezembro, não fica apenas marcado por ter sido o último dia de 2022. Foi também o dia em que morreu o papa emérito, Joseph Ratzinger, aos 95 anos.
Decorria o ano de 2013 quando o Papa Bento XVI decidiu abandonar o cargo mais alto da Igreja Católica. Após oito anos como Papa, foi o primeiro a abandonar o cargo em mais de 600 anos.
Seria sucedido por Francisco Bergoglio, que adotou o nome Papa Francisco. Algo inédito nos últimos seis séculos deu origem a um filme que podes ver (ou rever) na Netflix.
Podes ver Dois Papas na Netflix
Lançado em 2019, Dois Papas, foi realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles. Este eleva a suposta relação entre Joseph Ratzinger e Fernando Bergoglio.
Anthony Hopkins e Jonathan Pryce protagonizam Dois Papas
A película é protagonizada por Anthony Hopkins, que encarne Bento XVI. Já Jonathan Pryce desempenha o papel do Papa Francisco. À data, ambos acabaram nomeados pelas suas prestações nos Óscares.
Este é um filme que vai bem além do interesse pela religião católica. Explora a relação entre ambos, as suas diferenças, e o que terá levado ao abandono de Bento XVI ao cargo.
Caso te tenha escapado este filme na altura, podes vê-lo se tiveres subscrição na Netflix.
Editores 4gnews recomendam: