Embora ainda estejamos a sensivelmente mês e meio do final de 2025, balanços já começam a ser feitos. E no que diz respeito à nossa segurança online, o mais recente estudo mostra que ainda há muito para melhorar.
As conclusões são do novo relatório anual da NordPass que expõe os hábitos dos internautas no que concerne às suas passwords. A palavra-chave mais popular no mundo continua a ser um desastre de segurança, o que significa que ainda há muito para melhorar.
"123456" continua a ser a password mais popular no mundo
A sétima edição do relatório anual das 200 passwords mais populares a nível mundial continua a ter a mesma líder: "123456". Esta sequência de números continua a ser a mais utilizada em todo o mundo, tendo a NordPass contabilizado 21 627 656 utilizações.
Em segundo lugar surge "admin" com uma contagem de 21 030 012 utilizações. O top-3 das palavras-chave mais comuns em 2025 fica completo com "12345678" com um total de 8 274 408 contabilizações.
Escusado será dizer que estas escolhas são um desastre do ponto de vista da segurança online. Aliás, o facto de estarem entre as mais usadas mundialmente faz com que estejam entre as primeiras tentativas de quem tenta quebrar a segurança de qualquer conta.
Apesar dos diversos alertas de especialistas em segurança para o uso de passwords mais robustas, a maioria dos utilizadores continua a ignorar esses alertas. Muitos continuam a optar pelas escolhas mais óbvias, possivelmente com o receio de se esquecerem das suas credenciais.
Não obstante, a NordPass regista uma melhoria nos hábitos de segurança dos utilizadores. Por exemplo, na sua lista principal constam 32 passwords com carateres especiais, um crescimento significativo face às apenas 6 no relatório referente a 2024.
Em Portugal os hábitos não são muito diferentes
Olhando agora concretamente para os hábitos dos portugueses, as escolhas não são muito diferentes. No topo da tabela encontramos a palavra "admin", com a NordPad a contabilizar 127 989 utilizações durante este ano.
Em segundo lugar surge a tradicional "123456" com 75 756 utilizações. O top-3 é fecha com a password "123456789" tendo sido contabilizadas pela fonte 33 823 utilizações.
A NordPass dá ainda conta que os utilizadores continuam a utilizar nomes seguidos de algarismos nas suas palavras-chave. No caso de Portugal, vemos nomes como jorge, pedrinho, benfica ou sporting figurar nas principais escolhas dos internautas nacionais.
Não são apenas os mais velhos que usam estas passwords
Várias vezes associamos estas escolhas inseguras a internautas de idades mais avançadas e com menor conhecimento. Contudo, o relatório da NordPass vem desmistificar este tópico, esclarecendo que as escolhas são "igualmente pobres" em todos os grupos geracionais.
Independentemente da faixa etária em apreciação, credenciais como "12345" ou "123456" fazem parte das escolhas mais comuns. Ainda assim, utilizadores mais velhos têm a tendência de adicionar os seus nomes, ao passo que as gerações Y e Z muitas vezes combinam "12345678" e "skidibi".
Em suma, ainda há um árduo trabalho a realizar para trazer hábitos mais seguros aos internautas em todo o mundo. Como várias vezes dizemos, deves usar passwords fortes com junção de letras, números e caracteres especiais. Também não deves reciclar palavras-chave, ou seja, usar a mesma credencial em mais do que uma conta.
