As maiores ligas de eSports vão passar no YouTube e não no Twitch!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Parece que a plataforma de conteúdo gaming Twitch vai ter um ano complicado. Três grandes ligas de jogos vão ter as suas transmissões feitas no YouTube. Tratam-se da Overwatch League, Call of Duty League e Hearthstone.

No caso da liga Overwatch, o contrato de dois anos com o Twitch expirou recentemente, não tendo sido renovado por razões desconhecidas. Já as ligas Call of Duty e Hearthstone tiveram a plataforma de transmissões anunciada pela Activision (distribuidora dos jogos) e a própria Google.

Assim sendo, caso sejas entusiasta de alguns destes jogos, os direitos de transmissão das suas ligas pertencem agora ao YouTube. Estes 3 são dos jogos mais populares do planeta, portanto isto significa uma perda significativa para o Twitch.

YouTube Gaming tem visualizações, Twitch tem horas

Como seria de esperar, o YouTube gaming possui uma audiência maior que o Twitch. A plataforma da Google conta com 200 milhões de visualizadores ativos diariamente, contra 15 milhões do Twitch.

Contudo, se contabilizarmos horas visualizadas, o Twitch é superior, apesar da audiência menor. Significa que os visualizadores passam mais tempo a ver conteúdo no Twitch, enquanto no YouTube Gaming as visualizações parecem ser mais "descartáveis".

Twitch pagou 90 milhões pelo Overwatch no passado

No seu contrato de 2 anos, o Twitch pagou 90 milhões de dólares para direitos de transmissão às duas primeiras temporadas do Overwatch. Conforme mencionado, não é claro porque é que o Twitch não renovou o seu contrato com a Blizzard e o popular jogo de tiros.

É provável que a Blizzard tenha simplesmente priorizado a oferta da Google. Até porque existe interesse por parte da Blizzard de fazer uso das ferramentas de inteligência artificial para armazenamento da nuvem, propriedade da Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • PlayStation 5. Data de apresentação oficial pode ter sido descoberta
  • Age of Empires está de volta! Fase de testes começará em breve
  • FIFA 20 Ultimate Team: Equipa da semana 19 tem um jogador que todos vão querer!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.