De forma a perceber as tendências, pode ser interessante analisar as marcas de telemóveis que mais vendem noutras regiões. Nesse sentido, foi divulgado um relatório recente da Canalys, que nos mostra os “best-sellers” da China, no 2º trimestre de 2025.
O relatório em questão foi lançado esta segunda-feira, dia 28 de julho, e mostra-nos grandes diferenças no comportamento do consumidor. Desde logo, um dos destaques é o facto da Samsung, tão popular na Europa, nem sequer aparecer no top 5.
Huawei é quem mais vende. Xiaomi nem no pódio
Começando pelo topo da lista, o primeiro lugar é ocupado pela Huawei. Ao todo, entre os meses de abril e junho, a “gigante” chinesa foi responsável pela venda de 12,2 milhões de unidades. Ou seja, uma participação de mercado de 18%.
Se tivermos como elemento comparativo o ano de 2024, a Huawei cresceu 15% em vendas, de um ano para o outro. Como refere a GSM Arena, estima-se que a série Nova 14 da Huawei tenha sido a grande responsável pelo crescimento.
No segundo lugar, surge a VIVO, que também não fica muito longe. A marca conseguiu vender 11,8 milhões de unidades, o que corresponde a cerca de 17% de cota de mercado. As séries X200, S30 e Y300 foram as grandes responsáveis pela performance de vendas.
A fechar o pódio, destaca-se a Oppo, que conseguiu vender 10,7 milhões de unidades, no mercado chinês. Isso representa uma cota de mercado de 16%. Quem fica fora do top 3 na China é a Xiaomi, que é sediada, precisamente, na China.
A marca de Lei Jun registou 15% da participação de mercado, no 2º trimestre de 2025. Isso traduz-se em 10,4 milhões de telemóveis vendidos e um crescimento de 3%, face ao ano anterior. A Apple também apresenta 15% de cota de mercado, mas com 10,1 milhões de modelos vendidos.
A nível global, observa-se que o mercado de smartphones na China decresceu 4%, entre abril e junho de 2025.