As 10 aplicações que mais bateria consomem no teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa de pesquisa pCloud fez um estudo que visa responder a uma questão bastante pertinente de quem usa diariamente o seu smartphone. Em causa, as aplicações que mais bateria drenam nos nossos dispositivos eletrónicos.

Essa foi a premissa para um estudo realizado por esta entidade nos Estados Unidos. Para isso, foram avaliadas 100 das mais populares aplicações do mercado para assim concluir quais aquelas que maior energia requerem atualmente.

As 10 aplicações que mais energia gastam no teu smartphone

  • Fitbit
  • Uber
  • Skype
  • Facebook
  • Airbnb
  • Instagram
  • Tinder
  • Bumble
  • Snapchat
  • WhatsApp
apps
Créditos: pCloud

Esta lista permite-nos concluir que algumas das aplicações mais exigentes energeticamente são também aquelas que usamos com maior frequência. Sobretudo redes sociais como Facebook, Instagram ou WhatsApp.

Com efeito, se estás numa contenda de aumentar a autonomia do teu smartphone, a solução poderá passar pela eliminação de algumas das apps que usas com maior frequência. Uma avaliação de benefício que cada utilizador terá de fazer individualmente.

Para aferir estes resultados, os especialistas da pCloud basearam-se em três pilares: recursos utilizadores por cada aplicação (localização ou câmara), uso da bateria e disponibilização de um modo escuro.

Pesados estes fatores, vemos a aplicação da Fitbit a liderar a tabela construída por esta entidade, seguida pelas apps da Uber, Skype e Facebook. Importa clarificar que a tabela original contempla alguns serviços norte-americanos, sem expressão no nosso mercado e por isso deixados de lado neste artigo.

Redes sociais dominam a tabela de consumo energético

Facilmente percebemos que a categoria dominante nesta tabela são as redes sociais. Estas, segundo a pCloud, são as mais exigentes em termos energéticos, portanto, aquelas que deverias remover em primeiro lugar do teu dispositivo.

Em média, estas consomem 11 funcionalidades extra em segundo plano. Entre elas temos recursos como fotografias, wi-fi, localização ou até o microfone do teu smartphone.

Também as aplicações para encontros amorosos estão entre mais desejosas pela energia do teu dispositivo. Esta categoria representa cerca de 15% da tabela construída pela fonte, com uma série de necessidades similares às redes sociais convencionais, além de não oferecerem um modo escuro.

O conselho deixado pelos especialistas da pCloud é que os utilizadores façam uma reflexão sobre quais as aplicações que realmente necessitam. Remover algumas das aqui mencionadas pode fazer diferença na autonomia do teu smartphone e evitar que passes tanto tempo agarrado à tomada.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.