A Nokia desafiou artistas a criar o seu Nokia 3310, eis os resultados!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Nokia 3310, edição de 2017, é mais do que um mero truque de marketing, é uma autêntica celebração da identidade de uma das maiores marcas que dominaram o mercado mobile. É uma homenagem à sua história e uma clara afirmação de vida. Em boa verdade sinto que este Nokia 3310 marca um novo capítulo no percurso da marca finlandesa. Depois de quase ter desaparecido de vez, a mítica Nokia vai agora começar a lutar para recuperar o tempo perdido.

Vê ainda: problemas no Moto G4 Plus podem levar à troca pelo Moto Z Play

Adaptando-se ao mercado atual, a marca tem que se reinventar. Numa primeira etapa apelará ao saudosismo e nostalgia sendo, nesse aspecto, o novo Nokia 3310, uma excelente jogada de marketing. Em pleno 2017, o Nokia 3310 será um telemóvel modesto, para quando precisares de um equipamento barato para fazer chamadas e pouco mais.

O Nokia 3310 assinala o regresso da marca

Reavivar o nome Nokia, colocar o seu produto em circulação. Passar a palavra, dar nas vistas! Creio que seja exatamente por isso que a marca quer proporcionar aos consumidores a oportunidade de adquirirem um telemóvel único e personalizado.

A marca lançou um desafio para todos os artistas e designers na rede social Instagram. Através da hastag #3310art já podemos encontrar inúmeros desenhos e padrões para o Nokia 3310. É seguro dizer que a comunidade aderiu em massa e, em poucos dias, já podemos encontrar inúmeros resultados. Alguns bem originais. Eis o meu favorito:

Temos desenhos de todos os tipos e para todos os gostos. Com cores, padrões e até uma melancia. Sem esquecer o Hulk, Iron Man, vários personagens do universo Anime e Cartoon. Um sem fim de cor, forma e feitio para o novo Nokia 3310 que já podes adquirir através de várias lojas como a PhoneHouse e Fnac, ainda em regime de pré-venda. As encomendas começarão a chegar aos consumidores em meados de maio.

A Nokia anunciou este concurso na @NokiaMobile. Podes consultar todas as outras submissões através da fonte ou, pesquisando pela hastag#3310 no Instagram.

O novo Nokia 3310 foi oficialmente apresentado na última edição do congresso Mobile World Congress, em Barcelona onde marcamos presença. Sentimos que este telemóvel foi uma das grandes estrelas, não pelas suas características técnicas mais sim pelo que representa.

Sendo um equipamento modesto, em termos de características ou especificações técnicas, o Nokia 3310 apresenta um ecrã ou tela de 2,4 polegadas com resolução de 240 x 320p, 16MB de memória RAM e uma bateria de 1.200mAh que promete uma autonomia de bateria para uma semana. Temos ainda uma câmara traseira de 2MP para as selfies casuais. Por último, a sua memória interna também é bastante reduzida com apenas 16mb mas, felizmente, pode ser expandida com um cartão microSD até aos 32GB.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J7 2017 vê as suas especificações serem reveladas

Samsung Galaxy Note 7R: Imagens confirmam Nougat e bateria mais pequena

Apple domina o mercado dos wearables com a Xiaomi logo a seguir

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.