granitephone

A era tecnológica que estamos a viver fascina muita gente, mas ao mesmo tempo preocupa outros tantos. O acesso à internet, e consequentemente a redes sociais e afins, está de tal forma facilitado que põe também em causa a nossa própria privacidade.

Claro que ninguém nos obriga a colocar uma fotografia no Instagram daquilo que estamos a comer num determinado momento, mas mesmo sem nós sabermos as mais variadas aplicações e sistemas operativos vão apanhando alguns dos nossos dados.

   

É a pensar naqueles que se preocupam mais afincadamente com a sua privacidade que existem dispositivos como o Blackphone, que coloca em primeiro lugar a privacidade do utilizador. Para fazer concorrência a este dispositivo, foi agora lançado o novo GranitePhone, que afirma conseguir encriptar todos os teus dados.

O GranitePhone foi desenvolvido pela Archos em parceria com a Sikur, uma empresa especializada na segurança dos sistemas de informação. Este equipamento corre o GraniteOS, que embora corra sobre o Android, o mesmo não se assemelha em nada com o sistema operativo móvel da Google.

No campo da segurança, este GraniteOS possui várias camadas de proteção, nas quais ele consegue encriptar as tuas chamadas, mensagens, contactos, até mesmo os dados que tenhas alojados na cloud. Claro que para garantir toda esta segurança, o GranitePhone correrá aplicações próprias da Sikur.

Não menos importante são as suas especificações e é em tempo de falarmos sobre elas. O GranitePhone está equipado com um Snapdragon 615, 2GB de RAM, 16GB de armazenamento interno, ecrã de 5 polegadas com resolução 1920 x 1080 pixels e uma bateria de 2700mAh. A nível fotográfico vemos uma câmara principal de 16MP e uma frontal de 8MP.

A parte menos boa deste GranitePhone é mesmo o seu preço, que será qualquer coisa como $850 e poderá ser adquirido diretamente a partir do site dedicado ao equipamento. De facto é um valor bastante puxado, tendo em conta as suas especificações, mas há ainda que ter em conta o mercado a que o mesmo se dirige. Este é um smartphone claramente direcionado para quem realmente necessitar de proteger os seus dados, logo não será de facto um smartphone para agradar às massas.

Talvez queiras ver:

ViaEngadget
FonteGranitePhone
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.