Aptoide foi hackeada! Se usas a aplicação muda de passwords AGORA!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A maior loja de Apps para Android (não oficial) sofreu um ataque informático, onde foram alegadamente roubadas informações privadas de mais quase 40 milhões de utilizadores. A Aptoide, empresa portuguesa, já confirmou através do seu blog oficial que receberam informações sobre vários ataques de hackers à sua base de dados.

De acordo com os detalhes partilhados pela empresa, medidas de segurança adicionais já foram colocadas em prática e garantiram que todas as passwords estavam encriptadas. Além disso, na base de dados em questão, apenas estava presente o email utilizado para o registo da conta, sem mais nenhuma informação adicional.

Empresa de segurança confirma que mais dados privados de utilizadores foram revelados

Apesar das garantias oferecidas pela Aptoide no seu blog oficial, informações publicadas pelo site ZDNet levantam algumas questões mais sérias que deverão deixar os utilizadores apreensivos. Com ajuda do serviço de monitorização Under the Breach, tiveram acesso à lista de 20 milhões de utilizadores publicada pelo hacker.

Ao contrário do que revela a empresa, a lista apresentada pela ZDNet revela muito mais informações pessoais dos utilizadores. Entre os dados presentes na lista, podemos encontrar os seus nomes reais, data de registo, endereço de IP, detalhes sobre dispositivo e até mesmo data de nascimento em alguns casos.

O hacker em questão, revela que esta lista foi adquirida durante um ataque realizado no início do mês, onde foram roubadas informações de quase 40 milhões de utilizadores. Atualmente, a Aptoide afirma ter cerca de 150 milhões de utilizadores ativos, sendo que este ataque pode ter comprometido um terço dos seus utilizadores.

Ainda que a empresa tenha garantido que as passwords dos utilizadores estavam seguramente encriptadas, mais vale jogar pelo seguro. Por isso, não percas tempo e altera já as passwords caso tivesses conta registada na Aptoide entre julho de 2016 e janeiro de 2018.

Editores 4gnews recomendam:

  • Usas o Calendário Google? Vais gostar da nova funcionalidade!
  • Huawei Honor 10X é um smartphone que te vai conquistar!
  • LG Velvet tem design (e cores) confirmado em vídeo oficial! E que bonito ele é!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.