O Aptoide, Startup portuguesa que nos dá um hub de Apps como a Google Play Store, já está em conversações com a Huawei face à possibilidade da empresa chinesa não ter outro remédio senão abandonar a loja de aplicações da Google.
O Aptoide ficou conhecido mundialmente por apresentar um enorme portfólio de aplicações para os utilizadores Android. Ainda que no início do projeto muitos utilizadores olhavam para o Aptoide como uma forma de instalar Apps pirata, esse problema tem vindo a ser resolvido ao longo do tempo.
Aptoide conta com 900 mil Apps e mais de 200 milhões de utilizadores
Neste momento a aplicação conta com quase um milhão de aplicações e mais de 200 milhões de utilizadores em todo o mundo. O Aptoide é muito utilizado por aqueles que compram um smartphone oriundo da China sem as Apps Google. Como por exemplo a Google Play Store.
De acordo com o seu CEO, Paulo Trezentos, o Aptoide está em conversações com a Huawei já há algum tempo. Contudo, esta última investida do governo americano ao proibir empresas americanas de negociar com a Huawei, é uma oportunidade de negócio para ambas as empresas.
Em conversa com o DNInsider, o CEO do Aptoide referiu "Vemos esta notícia como uma oportunidade interessante de mercado para criar uma parceria com a Huawei e resolver este problema que surgiu para eles".
O Aptoide é uma solução plausível para a Huawei
De acordo com as informações, a Huawei já está a trabalhar no seu sistema operativo. Este sistema deverá ser baseado em Android à mesma. Visto que o sistema Android é Open Source não está englobado neste problema. Ou seja, a única tarefa que falta é dar uma loja de aplicações tão recheada quanto a Google Play Store.
Ainda que a Huawei já tenha a sua loja de Apps para a China, onde a Play Store não é permitida, a loja de Apps está longe de ser o ideal para os utilizadores ocidentais.
Ainda não sabemos como será o desfecho desta situação, contudo, sabemos que o Aptoide tem nas mãos uma oportunidade de ouro para se conseguir destacar a nível mundial. A Huawei vendeu apenas no ano passado mais de 200 milhões de equipamentos, imaginando que o Aptoide seguiria pré-instalado como loja de Apps principal, seria uma forte crescimento para a Startup portuguesa.
- Editores 4gnews recomendam:
- Afinal o que se passa com a Huawei, Google e os EUA? Entende
- Intel e Qualcomm também cortam fornecimento à Huawei
- Huawei: próximos smartphones podem ter sistema operativo próprio