Apps do Android chegam finalmente ao Windows 11 via Amazon AppStore

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft acaba de distribuir uma nova atualização para o seu Windows 11, a mais recente versão do sistema operativo. O novo update traz, com efeito imediato, uma das grandes novidades apresentadas durante a revelação do próprio Windows 11.

Mais concretamente, temos o suporte para aplicações Android através da Amazon AppStore a chegar com a nova atualização (build 22000.526) aos computadores eleitos. Além disso, também temos melhorias e novas funções em vários pontos do SO.

Esta é uma das melhores atualizações para o Windows 11 da Microsoft

Pumped to share new experiences are becoming available today for #Windows11. Including an Amazon Appstore preview, taskbar improvements and redesigned apps, Notepad and Media Player. Head to our blog to learn more. https://t.co/7txEVIzhDw

— Panos Panay (@panos_panay) 15 de fevereiro de 2022

A atualização 22000.526 traz um novo widget da aplicação de meteorologia para colocarmos na barra de tarefas. Há também melhorias para o browser Edge e otimizações para o sistema. No entanto, a grande novidade é a chegada das apps Android.

Isto é, a possibilidade de executar aplicações do Android a partir do computador com Windows 11. Algo que só é possível através da Amazon AppStore, até ao momento a única loja de apps para Android suportada pelo sistema operativo em questão.

Note-se que apesar de a gigante de Redmond ter apresentado esta possibilidade mesmo antes de o Windows 11 ser disponibilizado para o público, a funcionalidade não estava presente até agora. Portanto, ainda que tenha chegado atrasada, a função passa a estar disponível para os utilizadores que decidam atualizar com a build 22000.526).

Apps do Android disponíveis via AppStore no Windows 11

Hey US @Windows 11 customers! You can now enjoy more mobile games and apps directly from your PC with the #AmazonAppstore Preview! @Microsoft pic.twitter.com/zUbIDV9Quh

— Amazon Appstore (@amazonappstore) 15 de fevereiro de 2022

O acesso às aplicações Android a partir do Windows 11 chega através da parceria entre a gigante de Redmond e a empresa de Jeff Bezos. Note-se, contudo, que a distribuição da atualização é feita de forma gradual e faseada. Aliás, atualmente só está disponível nos Estados Unidos da América, mas contamos com a sua chegada à Europa em breve.

Entretanto, para verificar a disponibilidade da atualização acedam a Definições - Atualizações e Segurança - Windows Update. É a partir daí que poderão instalar a mais recente versão do sistema operativo logo que a atualização fique disponível na Europa.

Em suma, logo que a atualização KB5010414 (opcional e requer reinicialização), e sobretudo a build 22000.526 fique disponível é um dos updates que não vão querer perder.

Por fim, de momento são relativamente poucas as aplicações Android disponíveis na App, cerca de 1000 aplicações à data de redação deste artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.