Apple WWDC 2022: vê aqui em direto a apresentação do iOS 16 e muito mais

Bruno Coelho
Comentar

Esta segunda-feira inicia-se a Worlwide Developers Conference (WWDC) de 2022. Esta é a conferência anual de software da Apple, que terá a sua keynote às 18h de Lisboa desta segunda-feira com transmissão online.

À semelhança dos eventos de 2020 e 2021, esta será transmitida exclusivamente dessa forma, sem evento presencial. Aí teremos oportunidade de saber todas as novidades que nos esperam nos variados sistemas operativos da Apple. Podes assistir no canal da YouTube da Apple, a partir do vídeo abaixo.

O que esperar da WWDC 2022

iOS 16

Este será um dos grandes destaques da conferência. Segundo os rumores, podemos esperar novos papéis de parede para o ecrã de desbloqueio com widgets. É esperada também melhoria nas notificações. Que, diga-se, bem precisam.

A app de mensagens terá mais foco nos áudios, e a app de saúde vai adicionar funcionalidades de sono e gestão de medicamentos. Estão também a ser preparadas novas apps da Apple, mas a informação é escassa.

Outro rumor aponta para que o iPhone 14 Pro chegue com possibilidade de ecrã sempre ligado. Pelo que essa funcionalidade que só chegará pelo menos em setembro com o produto, também pode ser referida.

iPadOS 16

Segundo os mais recentes rumores, o iPadOS 16 será mais focado na experiência de computador e menos na de smartphone. É esperada uma nova interface de multitarefas, que facilite a gestão de várias apps em simultâneo.

macOS 16, watch OS 9 e tvOS 16

Os detalhes sobre o macOS 13 são escassos. Acredita-se que a Apple possa mudar as preferências de sistema para uma experiência mais perto do iPhone e iPad. Pode vir a chamar-se macOS Mammoth.

São esperadas melhorias marginais no watchOS 9. Poupança de bateria superior, mais tipos de exercícios e novas watchfaces entre as novidades. Quanto ao tvOS, é esperada melhor integração com os teus dispositivos de smart home.

Novo MacBook Air?

Como sempre, os rumores falam na possibilidade de hardware ser apresentado neste evento. Fala-se de um novo MacBook Air, Mac Pro ou Headset de RA/RV. Mas como sempre, devemos manter as expectativas em baixo, já que este tem por hábito ser um evento focado em software.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.