Apple Watch Series 9 é oficial: mais poderoso e com uma surpresa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

E eis que depois de vários rumores, a nova série Apple Watch Series 9 é por fim apresentada e chega com algumas novidades.

Mais rápido, mais poderoso e com uma surpresa: dois toques entre o polegar e o dedo indicador são agora gestos reconhecidos que permitem executar tarefas.

Novo processador S9 SiP e reconhecimento de duplo toque entre dedos

imagem Apple Watch Series 9 em grupo
Crédito@Apple

Vamos dar as boas-vindas ao Apple Watch Series 9 que chega com um novo processador totalmente made by Apple, o S9 SiP. Graças a este chip, o modelo regista um aumento de 60% na CPU e 30% na GPU. O que significa que é mais rápido e poderoso que a geração anterior.

O novo chip é igualmente mais eficiente a nível energético fornecendo uma autonomia de 18 horas, numa utilização regular do smartwatch.

Mas, sem dúvida alguma, a novidade que se destaca é o reconhecimento de mais um gesto para executar tarefas. Agora basta que o polegar e o dedo indicador toquem duas vezes para executar várias tarefas, como atender chamadas telefónicas, silenciar notificações, comandar a playlist de música, entre outras.

A nova funcionalidade é possível graças ao Neural Engine que processa dados vindos do acelerómetro, giroscópio e sensor cardíaco para reconhecer os dois toques entre os dedos e executar a tarefa solicitada.

O ecrã está mais brilhante

ecrã Apple Watch Series 9
Crédito@Apple

A Apple melhorou também o ecrã do Watch Series 9 que agora apresenta um brilho máximo de 2.000 nits. Tal vai permitir que quando usado no exterior, o modelo forneça uma melhor visualização de toda informação mostrada no ecrã.

A funcionalidade Always-On-Display está também disponível, assim como o brilho pode diminuir para apenas 1 nit quando não queremos demasiado brilho, por exemplo ao acordar.

SIRI mais precisa e integrada com os recursos de saúde

Pela primeira vez, é possível fazer solicitações à assistente Siri diretamente no Apple Watch Series 9. Melhor: a assistente digital está 25% mais precisa na perceção do discurso do utilizador.

A Apple ligou também a sua assistente com os recursos de saúde do novo smartwatch. A partir de agora será possível pedir e receber informações sobre dados de saúde e bem-estar.

Preço e disponibilidade

imagem de todas as cores do Apple Watch Series 9
Crédito@Apple

O Apple Watch Series 9 cumpre a tradição da empresa. Nesse sentido vai chegar às prateleiras das lojas no próximo dia 22 de setembro com preços a começar nos 399 dólares.

Em Portugal, a nova série está já disponível para reserva no site nacional oficial da própria marca. Os preços começam nos 459 euros para a variante em alumínio e nos 809 euros na versão em aço inoxidável.

Conhece os novos produtos apresentados pela Apple:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt