Apple Watch salva mais uma vida e nem foi através do recurso SOS

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

São já várias as histórias de salvamento no currículo do Apple Watch. Mas o smartwatch continua a somar finais felizes para o seu currículo.

Desta vez, a história chega da Califórnia, nos EUA, e nem sequer envolve o recurso SOS, devidamente preparado para ajudar no salvamento e resgaste de pessoas.

O herói é o sensor de monitorização cardíaca

Apple Watch Series 9
O Apple Watch Series 9 está disponível em Portugal a partir de 459 € Crédito@Apple

Peter Moore, norte-americano residente no estado da Califórnia, não podia estar mais grato ao seu Apple Watch. Graças ao sensor de monitorização de batimento cardíaco, este homem conseguiu que uma equipa médica lhe prestasse a assistência necessária urgente para salvar a sua vida.

O utilizador norte-americano conta que estava a caminho do aeroporto para ir buscar a sua filha, quando o seu Apple Watch o alerta para anomalias no seu batimento cardíaco. Moore para o carro para beber um café, pensado que as tonturas e o mal-estar que sentia pudessem melhorar.

Logo de seguida, recebe outro alerta do Apple Watch a notificar o utilizador para a sua frequência cardíaca perigosamente baixa. O smartwatch nunca mais parou de alertar este utilizador que, por fim, contata a sua esposa para o levar ao hospital.

A equipa médica de serviço faz o diagnóstico rapidamente, avisando Moore de que este precisa urgentemente de um pacemaker. A mesma equipa médica assumiu já publicamente que o Apple Watch desempenhou um papel crucial no salvamento desta vida.

Recorde-se que as notificações para frequência cardíaca baixa estão disponíveis desde o primeiro smartwatch da Apple. Para ativá-las, basta abrir a aplicação Apple Watch no iPhone.

Aqui, selecionar my watch e depois heart. De seguida, escolher frequência cardíaca alta e definir um limite de batimento por minuto e executar a mesma operação na opção frequência cardíaca baixa.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt