Apple Watch irá dominar o mercado wearable pelo menos até 2020

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Mesmo tendo sido a última gigante do setor móvel a lançar o seu smartwatch, a Apple conseguiu desde logo um lugar privilegiado no ramo dos smartwatches. Um dos principais fatores para tal sucesso terá sido a quota de mercado que a Apple já possuía e que obriga os utilizadores iPhone a comprarem um Apple Watch, isto claro se pretendessem possuir um smartwatch.

O seu grande concorrente foi sempre o Android Wear, que se encontra no mercado há bem mais tempo, mas que mesmo assim ainda não foi ainda capaz de conquistar muita gente. Olhando para os próximos tempos, a empresa IDC divulgou já as suas mais recentes previsões, as que mantêm o Apple Watch no primeiro lugar do pódio nos próximos anos.

Analisando os dados agora revelados, vê-se que o Apple Watch leva uma grande vantagem, com a estimativa de 14 milhões de unidades vendidas só em 2016, ao passo que os dispositivos Android Wear deverão apenas registar 6.1 milhões de vendas. A mesma autora acredita ainda que a eminência da chegada de um novo Apple Watch irá abrandar um pouco as vendas do modelo já comercializado, mas algo que deverá mudar drasticamente assim que a nova versão for disponibilizada.

Vê também: A Michael Kors entra no mundo Android Wear

Olhando para o futuro, pelo menos nos próximos cinco anos esta dominância manter-se-á, já que em 2020 o Android Wear irá finalmente ficar taco-a-taco com o produto da Apple. Por essa altura existirá apenas uma diferença de 2.6% na quota de mercado entre a Google e a Apple. Quererá esta recuperação ser efetivamente por mérito da Google ou por desmérito da Apple? Só o futuro o dirá, mas será obviamente agradável assistir aos próximos capítulos.

Uma vez que este relatório engloba todo o mercado wearable, outras plataformas foram também analisadas e mostram-nos uma provável descida no mercado do sistemas operativos da Samsung e da Pebble, ao contrário de outros menos conhecidos que deverão despertar a curiosidade daqueles mais aventureiros.

Talvez queiras ver:

  • Monstro das bolachas é o protagonista da nova publicidade da Apple
  • Caixa do iPhone SE cai em leak mostrando conexão NFC e acessórios incluídos
  • Novas fotos do Samsung Galaxy J5 (2016) caem em leak
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.