Apple Watch e iPhone podem substituir as chaves do teu carro em breve. Sabe como

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Quem o indica é a primeira beta do iOS 13.4 já lançada para os desenvolvedores. Segundo o site 9to5Mac, o iPhone e o Apple Watch podem no futuro ser usados como chaves do carro.

Esta beta do iOS 13.4 conta com referências a uma API que dá pelo nome de “CarKey”. Aparentemente tornaria possível usar um iPhone ou Apple Watch para abrir, fechar ou colocar um automóvel em funcionamento.

Como tudo pode funcionar

De acordo com o que foi encontrado, os utilizadores poderão usar o CarKey em carros compatíveis com NFC. Para tal, bastaria encostar o dispositivo ao carro para o usar como chave.

A funcionalidade não iria necessitar de autenticação via Face ID, o que significa que esta poderia funcionar mesmo com iPhone ou o Apple Watch sem bateria. O processo de emparelhamento seria feito através da app Wallet, e a app do construtor do carro em questão.

Outro ponto interessante desta funcionalidade, é que o CarKey poderá ser partilhado com outras pessoas. Isto significa que vários membros da família teriam acesso às “chaves” do veículo através dos seus dispositivos Apple.

Caso o processo falhe, os utilizadores poderão introduzir um código PIN que abriria o carro. Segundo o 9to5Mac, a Apple já estará a trabalhar com algumas fabricantes de forma a implementar a funcionalidade, mas teremos de esperar por novos dados para perceber se e quando esta estará disponível.

Este é o tipo de funcionalidade que nos levanta sempre as velhas questões de segurança. No entanto, vindo da Apple, acreditamos que só será implementado garantindo total segurança para o utilizador. Além disso, será necessária a colaboração das fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple consegue patente para sensor de impressões digitais no Apple Watch
  • Telemóveis recondicionados: o que são e onde comprar em Portugal
  • Apple regista patente para o seu primeiro "dobrável"! Mas não será um iPhone
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.