O Apple Watch foi o wearable mais vendido durante o terceiro trimestre de 2020 (3T20), catapultando a gigante de Cupertino para o topo das tabelas. De acordo com os dados da IDC, foram vendidos mais de 11,8 milhões de unidades do relógio Apple.
A agência de análise e estudo de mercado aponta um crescimento de 35% nas vendas do Apple Watch comparativamente com o período homólogo de 2019 (3T19). No entanto, a Xiaomi também ocupa posições de grande destaque neste período.
O melhor trimestre para o Apple Watch
Desde o quarto trimestre de 2018 que a Apple não alcançava tamanho sucesso nas vendas do seu relógio inteligente. No entanto, neste terceiro trimestre de 2020 (3T20), vendeu 11,8 milhões de unidades, conquistando 21,6% de quota de mercado.
Em primeiro lugar, contudo, está a Xiaomi com a maior quantidade de relógios inteligentes vendidos no período em questão. Com 13,5 milhões de unidades colocadas no mercado, a Xiaomi obtém 24,5% de quota de mercado e um bom crescimento anual.
O mercado dos wearables de pulso segundo a IDC
Empresa | 3T20 | Quota no 3T20 | 3T19 | Quota no 3T19 | Variação anual |
---|---|---|---|---|---|
Xiaomi | 13,5 M | 24,5% | 10,5 M | 23,8% | +27,8% |
Apple | 11,8 M | 21,6% | 6,8 M | 15,3% | +75% |
Huawei | 10,7 M | 19,5% | 5,7 M | 12,9% | +88,1% |
Fitbit | 3,3 M | 5,9% | 3,5 M | 7,9% | -6,4% |
Samsung | 2,8 M | 5,1% | 2,8 M | 6,2% | +1,8% |
Outras | 12,8 M | 23,3% | 15 M | 33,9% | -14,7% |
Olhando atentamente para a tecnológica de Cupertino, o crescimento anual de 75% coincide com o lançamento do Apple Watch Series 6 no mercado, bem como a variante mais barata, o Watch SE. Ao mesmo tempo, o Series 3 continua a ser vendido.
Para a IDC, o mercado dos wearables de pulso foi um dos que mais cresceu, com os consumidores a aderirem em massa a este formato. Na totalidade, observou-se um crescimento sólido das principais fabricantes, excetuando-se a Fitbit.
Em terceiro lugar, a Huawei com 19,5% de quota de mercado está ligeiramente atrás da Apple, mas confortavelmente à frente da rival sul-coreana, Samsung. A fabricante chinesa vendeu 10,7 milhões de relógios e a sul-coreana 2,8 milhões.
A Apple é a rainha dos wearables segundo a IDC
Tomando em consideração todos os wearables ou vestíveis inteligentes no qual se incluem relógios e pulseiras inteligentes, óculos, auscultadores e auriculares, a líder isolada é a empresa de Tim Cook, com mais de 33% de quota de mercado.
A Xiaomi, em segundo lugar, tem uma posição respeitável, mas os seus smartwatches e smartbands ficam aquém do portfólio (ainda) mais vasto da tecnológica norte-americana. Ainda assim, a Xiaomi registou um crescimento sólido de 26% de ano para ano.
O mercado geral dos wearables de acordo com a IDC
Empresa | 3T20 | Quota no 3T20 | 3T19 | Quota no 3T19 | Variação anual |
---|---|---|---|---|---|
Apple | 41,4 M | 33,1% | 29,8 M | 32,2% | +38,6% |
Xiaomi | 17 M | 13,6% | 13,5 M | 14,5% | +26,4% |
Huawei | 13,7 M | 11% | 7,3% | 7,9% | +87,2% |
Samsung | 11,2 M | 9% | 8,5 M | 9,2% | +32,2% |
Fitbit | 3,3 M | 2,6% | 3,5 M | 3,8% | -6,2% |
BoAt | 3,3 M | 2,6% | 0,8 M | 0,8% | +316,9% |
Outras | 35,3 M | 28,2% | 29,2 M | 31,5% | +20,8% |
A Huawei volta a destacar-se em terceiro lugar, superando a Samsung por boa margem. Ambas as fabriacantes têm um bom leque de relógios inteligentes, além de auriculares true wireless com ligação Bluetooth, categorias com alta procura.
Com efeito, é através dos relógios inteligentes e diversos formatos de auriculares Bluetooth que quase todas as empresas cresceram de ano para ano, novamente com a exceção da Fitbit.
Ainda assim graças a produtos como o Apple Watch e os AirPods, a empresa norte-americana garantiu uma posição invejável de liderança, além de um crescimento sólido de 38,6%. No entanto, quem mais cresceu foi a BoAt e a chinesa Huawei neste trimestre.
O mercado de wearables cresceu muito em 2020
A IDC espera que a tendência de crescimento deste mercado se mantenha, sendo impulsionado sobretudo pela Apple. Note-se que a tecnológica comercializa atualmente três versões de Apple Watch e várias versões de auriculares e auscultadores, entre outros gadgets.
A soma de vendas no mercado de werables ascendeu aos 125 milhões de produtos vendidos entre início de julho e fim de setembro de 2020, valores que representam um crescimento de 35,1% para este mercado.
Editores 4gnews recomendam:
- Playstation 5 é literalmente triturada em vídeo
- ALERTA Android: falha de segurança em apps populares na Play Store
- PlayStation Store com promoções imperdíveis de Fim de Ano