Apple Watch e iPhone vão receber nova funcionalidade que salvará vidas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Apple Watch é um produto amplamente conhecido pelas suas funcionalidades de saúde e alertas que podem ajudar a salvar vidas. Ainda que esse atributo esteja já bem definido, a empresa americana quer mais e contará com a ajuda do iPhone para isso.

iPhone e Apple Watch vão detetar acidentes de viação

Um relatório do Wall Street Journal revela uma das grandes novidades do Apple Watch e iPhone para 2022. Em causa, está a capacidade de ambos os produtos detetarem acidentes de viação.

Segundo o que avança a fonte, a Apple tem testado esta funcionalidade ao longo dos últimos anos. Recolhendo dados do iPhone e do Apple Watch, a empresa já detetou mais de 10 milhões de ocorrências suspeitas, sendo que 50 mil incluíram uma chamada para o 112.

Os dados relativos às chamadas para os serviços de emergência são fundamentais para a Apple melhorar o seu algoritmo. Quanto mais dados forem recolhidos, maior será a confiança da empresa na assertividade do seu software.

A Apple socorrer-se-á de mudanças repentinas de gravidade ou da força G para a deteção automática de um acidente de viação. Nesse caso, será feita automaticamente uma ligação para os serviços de emergência alertando para o sucedido.

Desta forma, a empresa americana contribuirá ativamente para tentar reduzir o número de fatalidades ao volante. Caso o acidentado esteja impedido de pedir socorro, o seu iPhone ou Apple Watch poderá realizar essa tarefa por si.

O Wall Street Journal aponta 2022 como data para o lançamento desta novidade, possivelmente com o lançamento do iOS 16 e watchOS 9. Contudo, alerta que essa calendarização poderá mudar ou a novidade nunca vir a ser disponibilizada.

A deteção de acidentes de viação será bastante semelhante à deteção de quedas do Apple Watch. A última, através de vários sensores, consegue perceber quando o seu utilizador sofre de uma queda repentina.

O utilizador será confrontado com um alerta que, caso não seja dispensado no período de um minuto, os serviços de emergência serão automaticamente notificados. Portanto, similar ao que especula para a deteção de acidentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara iMac Pro de 27 polegadas com M1 Pro / Max para 2022
  • iFixit abre os novos Apple MacBook Pro 2021 e encontra uma boa surpresa [vídeo]
  • WhatsApp deixa hoje de funcionar em milhões de smartphones. Vê se o teu é um deles
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.