O Apple Watch tem vindo a dominar o mercado dos smartwatches por trimestres consecutivos. O wearable da empresa de Cupertino tem sido um verdadeiro sucesso de vendas ao longo dos anos, tendo mesmo ultrapassado a venda de relógios mecânicos.
Agora que nos encontramos em finais de julho, começam a surgir os vários relatórios respeitantes ao segundo trimestre do ano. Período temporal que terminou no final do passado mês de junho.
Vê ainda: Novos terminais Xiaomi chegam oficialmente a Portugal para a semana
A Canalys é uma das agências que mais tem contribuído para o nosso conhecimento do desempenho do mercado tecnológico. Depois de nos dar a conhecer o desempenho do mercado chinês em vendas de smartphones, agora é tempo de olhar para o mercado global dos smartwatches.
Com efeito, no segundo trimestre de 2018 o Apple Watch continuou a ser o gadget do género mais vendido em todo o mundo. Ainda assim, nem tudo são boas notícias para a empresa norte-americana.
Apple Watch domina vendas de smartwatches no segundo trimestre
Neste período temporal foram vendidos 3.5 milhões de Apple Watch em tudo o mundo. Isto representa um crescimento de 30% face ao mesmo período do ano passado. Contudo, representa uma queda de nove pontos percentuais face ao primeiro trimestre.
Neste momento, o gadget da Apple representa 34% do mercado. Mercado esse que viu serem vendidos um total de 10 milhões de smartwatches neste período. Número para o qual marcas como a Fitbit ou Garmin contribuíram bastante, segundo os mais recentes dados da Canalys.
Voltando ao Apple Watch, a Canalys enaltece o desempenho do gadget no mercado asiático. Foi aí que este smartwatch vendeu 250.000 unidades, 60% das quais referentes à sua versão com conectividade LTE.
Ainda assim, esta agência lança alguns alertas à Apple face concorrência cada vez mais feroz. A Canalys refere que a concorrência está mais forte, sendo agora capaz de vender mais de um milhão de unidades por trimestre.
Isto dever-se-á sobretudo à diversidade dos seus produtos, com melhores medidores de frequência cardíaca, conselhos de fitness e possibilidades de navegação. Os consumidores possuem hoje um leque de possibilidades mais alargado do que há um ano atrás.
Olhando para o futuro, a chegada de um novo modelo Samsung e os rumores da entrada da Google neste mercado devem ser levados em conta. Para tal, a Apple deverá começar a pensar em novidades, sobretudo para o mercado norte-americano onde a influência do iPhone está a começar a cair.
Assuntos relevantes na 4gnews:
LG V35 ThinQ Signature Edition. O desabado de um Fanboy
Xiaomi poderá ter confirmado acidentalmente o design do Xiaomi Mi Mix 3
Google Maps Go e Youtube Go recebem novas funcionalidades
Via