Será caso para dizer ‘se vais ao mar leva um Apple Watch!’ Aquilo que poderia ser um normal dia de lazer numa praia australiana, longe da confusão e da própria tecnologia, apenas não acabou em tragédia graças... à própria tecnologia.
Tudo aconteceu na praia australiana de Byron Bay, quando Rick Shearman, de 49 anos, decidiu fazer body surfing. Só ele e o seu Apple Watch Ultra...
Apanhado no meio da rebentação, massacrado repetidamente até sentir cãibras, decidiu fazer o que ditam as regras de segurança e deixou-se arrastar para o mar. Só que, rapidamente, se viu a cerca de 800 metros da costa – apenas ele e o seu Apple Watch Ultra.
Chamada de emergência fez a diferença
A história é contada pelo Mashable, a partir de uma reportagem da ABC News Australia, que ouviu da voz do próprio como foi feito o pedido de socorro:
‘Nessa altura eu ainda estava longe do mar e era fustigado pelo vento e por grandes ondas. Na verdade, estava a ser difícil utilizar [o Apple Watch Ultra]”, afirmou Rick Shearman, explicando que não foi fácil manter o smartwatch junto ao ouvido para ouvir o operador de emergência.
No entanto, foi por ultrapassar essas dificuldades que acabou por ser salvo: “Se não fosse por conseguir ter acesso a esse serviço no meu relógio, provavelmente, já estaria a boiar em águas internacionais. É incrível que tenha conseguido usar esta tecnologia para salvar a minha vida.”
Lançado em 2022, o Apple Watch Ultra é um modelo especialmente concebido para atividades ao ar livre, incluindo características adaptadas a diferentes cenários de utilização - mas onde o acesso direto a serviços de emergência é fundamental.