Apple Watch 11: todos os rumores conhecidos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Será em setembro de 2025 que a Apple vai fazer, mais uma vez, um dos seus maiores eventos do ano para apresentar a nova geração do iPhone e também a série Watch 11. Estamos ainda a uma distância considerável do momento, mas tratando-se da Apple os rumores começam cedo e são sempre em grande número.

Neste artigo, juntámos todos os rumores divulgados até ao momento sobre a próxima geração do smartwatch da Apple, o Watch Series 11.

Apple Watch Series 10
Crédito@Apple

Data de lançamento e preço

Tal como já foi referido, a nova série Watch 11 deve ser apresentada ao lado do iPhone 16, num evento que, tradicionalmente, acontece nas primeiras semanas de setembro. Evento esse que terá direito a transmissão para todo o mundo, via site da marca e outras plataformas digitais.

Sobre o preço do novo Watch 11 são ainda poucas as previsões. Mas, de acordo com o site Toms Guide, podemos esperar que a variante de 42 mm tenha um custo de cerca de 385 € enquanto a variante de 46 mm pode assumir um preço aproximado de 415 €.

Design com poucas alterações

Na última geração Watch Series 10, a Apple já fez algumas alterações ao design, nomeadamente ao integrar caixas mais leves e elegantes e ecrãs maiores face à geração anterior.

Por isso, é esperado que a série 11 do Apple Watch mantenha este design e não sofra grandes alterações.

Alguns rumores apontam para que a novidade esteja no tipo de ecrã do smartwatch. Várias fontes sugerem que a Apple vai integrar um painel mais eficiente a nível energético, possivelmente do tipo LTPO.

Também há quem fale num painel micro-LED, mas é pouco provável que tal aconteça devido aos custos de produção que este componente envolve.

E as especificações?

Mais uma vez são poucas as informações disponíveis. Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg e uma fonte fértil e credível sobre a Apple, é que já arriscou avançar com algumas das especificações da nova série de smartwatches.

Diz o conhecido jornalista que o Apple Watch Series 11 vai estar equipado com monitorização da pressão arterial. A confirmar-se, isso significa que o wearable vai ser capaz de alertar para sinais precoces de hipertensão, o que será um excelente argumento de venda.

Mark Gurman avança também que o Watch Series 11 pode ser capaz de fazer a monitorização da glicose no sangue. No entanto, devemos ver esta informação com alguma cautela, já que esta funcionalidade é uma espécie de Santo Graal para os wearables, dada as suas particularidades – supostamente a medição será feita através de um método não invasivo que não recolhe uma amostra de sangue.

Outra coisa que parece quase certa é que, pelo menos nos EUA, o novo smartwatch não vai contar com monitorização dos níveis de oxigénio no sangue. Tudo por causa da guerra de patentes em que a Apple está envolvida com a empresa Masimo.

Espera-se ainda que o Watch Series 11 tenha suporte para comunicações 5G, assim como chegue a executar o sistema operativo watchOS 12 e esteja equipado com um processador mais rápido e eficiente, a nível energético.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt