Apple volta a ter problemas em França e tem de pagar multa multimilionária!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de dois anos a investigar a forma como a Apple realizou a gestão dos seus smartphones em França, as autoridades chegaram a um veredicto final e consideraram a Apple culpada de abrandar de forma intencional a performance dos seus smartphones.

Foi hoje anunciado que a Apple terá de pagar uma multa multimilionária de 25 milhões de euros, depois de ter sido provado que afetaram a performance do iPhone 5s e 6s através de atualizações de software.

Investigação teve início após declarações polémicas da Apple

A investigação levada a cabo pelo "Directorate General for Compepetition, Consumption and the Suppression of Fraud" (DGCCRF), teve início após a Apple ter admitido no início de 2018 que o iOS abrandava a performance de iPhones mais antigos.

Na mesma declaração, revelou que este abrandamento na performance era realizado de forma intencional de forma a evitar problemas encontrados nas baterias de lítio mais antigas.

Claramente, a justificação dada pela marca não agradou às autoridades francesas, que acabaram por considerar que um dos motivos para estas ações seria influenciar os utilizadores a investirem em novos equipamentos.

Durante a investigação, o DGCCRF concluiu que os utilizadores do iPhone 6, SE e 7 não foram informados de que a atualização para o iOS 10.2.1 e 11.2 iria possivelmente abrandar a performance dos seus smartphones.

A única forma da Apple poder realizar estas ações de forma legal seria, informando de forma explicita os seus utilizadores o que iria acontecer após realizarem a atualização.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple consegue patente para sensor de impressões digitais no Apple Watch
  • Telemóveis recondicionados: o que são e onde comprar em Portugal
  • Apple regista patente para o seu primeiro "dobrável"! Mas não será um iPhone
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.