Conforme estava previsto, a Apple revelou finalmente os seus primeiros óculos de Realidade Aumentada. São eles os Apple Vision Pro, um produto revolucionário que oferecerá novas formas de trabalhar, jogar, produzir ou para o lazer.
A Apple classifica este como o seu primeiro computador espacial ao combinar de forma perfeita o digital com o mundo real. Para Tim Cook, CEO da empresa, este é o início de uma nova era para a computação.
Apple Vision Pro são um produto poderoso e elegante
Em primeiro lugar, importa notar o design apresentado pelos Vision Pro. Ao contrário dos seus concorrentes diretos, estes óculos de Realidade Aumentada contam com um design elegante, concebidos numa leve liga de metal e fibra de carbono.
O estilo de óculos de esqui apresentados pelos renders acabaram por se confirmar. A parte dos seus dois ecrãs fornece uma transparência sempre que alguém se aproxima de quem está a usar os Vision Pro para uma maior ligação humana.
Aqui entra em ação a funcionalidade EyeSight que deixa transparecer os olhos do utilizador para o exterior sempre que este estiver em modo de Realidade Aumentada. No caso de estar no modo de Realidade Virtual - totalmente imersivo - será feita uma projeção virtual do local para o qual o utilizador estiver a olhar.
A transição entre estes modos será feita através da coroa digital, similar à do Apple Watch, presente na estrutura dos Apple Vision Pro. O carregamento dos óculos é feito por uma interface magnética presente na sua lateral.
No que concerne à sua autonomia, a Apple promove até duas horas de utilização com a sua bateria externa. Se o quiseres utilizar durante todo o dia, poderás fazê-lo mantendo os Vision Pro sempre ligados à corrente.
visionOS é o software que torna toda a experiência possível
Com o lançamento dos Vision Pro chega também um novo sistema operativo, o visionOS. Esta é uma plataforma desenvolvida de raiz pela Apple a pensar neste produto e no mundo da Realidade Aumentada.
Este software conta com uma interface tridimensional que oferecerá a sensação de que o digital migrou para o mundo real. Esta interface é semelhante à do iPadOS, com os ícones a serem apresentados em grelha dispostos por várias páginas.
Chega com suporte para todas as aplicações presentes na App Store, colocando ao dispor dos utilizadores o universo de apps disponíveis para o iPhone e iPad. Os programadores são encorajados a desenvolver novas aplicações a pensar no visionOS para tornar a experiência de utilização deste produto ainda mais singular.
Navegação dos Apple Vision Pro é feita inteiramente por gestos
Os gestos serão o modo como os utilizadores interagirão com o visionOS, podendo utilizar o movimento dos olhos, das mãos e até comandos de voz para o efeito. Falamos de um sistema de interação totalmente novo para a Apple, mas perfeitamente adequado para o seu novo produto.
Os utilizadores poderão selecionar diferentes aplicações apenas com o seu olhar, bastando olhar para a app desejada. Para a abrir, basta juntar o indicador com o polegar. O movimento do pulso servirá para fazer scroll e poderás ainda usar a tua voz para ditados.
Tudo isto será possível graças a um vasto leque de câmaras e sensores incorporados nos Apple Vision Pro. Os movimentos dos olhos serão registados por sensores internos, ao passo que o movimento das mãos será monitorizado pelas suas câmaras exteriores.
M2 é o processador presente nestes óculos de Realidade Virtual / Aumentada
O processador escolhido para os Apple Vision Pro foi o M2, agora numa configuração dupla para fornecer todo o poder computacional necessário à sua boa operação. Vem acompanhado por 16 GB de RAM.
No que concerne aos seus ecrãs, estamos perante dois painéis com tecnologia micro-LED com resolução 4K. Isto significa uma densidade de 800 ppi por ecrã para uma experiência de visualização incrível e com todos os detalhes bem definidos.
Optic ID é o sistema de autenticação biométrica deste dispositivo
A Apple não descura a segurança dos utilizadores e das suas informações. Para isso introduz um novo sistema de autenticação biométrica que decidiu apelidar Optic ID.
Como já deves imaginar, esta fará uma leitura da íris do utilizador para a respetiva autenticação. Todos os dados serão armazenados nos próprios Vision Pro e nunca chegam aos servidores da Apple.
"O Optic ID é um novo sistema de autenticação seguro que analisa a íris do utilizador sob várias exposições invisíveis à luz LED e, em seguida, compara-o com os dados do Optic ID registados protegidos pelo Secure Enclave para desbloquear instantaneamente os Vision Pro."
Vision Pro só chegam em 2024 e não para todas as carteiras
Como já se esperava, os Apple Vision Pro não serão um produto acessível a qualquer utilizador. Os óculos de Realidade Aumentada / Virtual da norte-americana foram anunciados por 3499 dólares.
Serão colocados à venda no início de 2024 e apenas nos EUA numa primeira fase. A Apple promete, no entanto, o alargamento da sua disponibilidade a mais países no final do próximo ano.
Editores 4gnews recomendam: