Apple Vision Pro desperta mercado paralelo na China

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Nesta primeira fase, o Apple Vision Pro será vendido oficialmente apenas nos EUA e Canadá, mas parece que os utilizadores chineses estão tão ansiosos pelo headset de realidade mista da Apple que não estão dispostos a esperar.

Este interesse despertou o funcionamento de um mercado paralelo naquele país, no qual os entusiastas estão dispostos a pagar o dobro do preço original do dispositivo que começa nos 3.499 $ (aproximadamente 3.210 €).

O crescimento da prática conhecida como Daigou

imagem de uma pessoa a usar o Apple Vision Pro
Até ao final de 2024, o Apple Vision Pro será disponibilizado em mais mercados Crédito@Apple

Este mercado paralelo chinês não é uma novidade, tendo já funcionado para outros equipamentos e recorrendo a uma prática conhecida como Daigou. Esta consiste em um grupo de agentes que viajam para o exterior para comprar itens de luxo que depois são vendidos na China com os preços inflacionados.

A pandemia Covid-19 prejudicou este mercado paralelo e a prática Daigou devido às restrições de viagens, sobretudo pelo facto de a China ter sido um dos países que sofreu mais limitações neste campo.

No entanto, o Vision Pro da Apple parece estar a dar um novo fôlego a esta forma de comércio pelo entusiamo dos utilizadores chineses por tecnologias inovadoras.

Apple Vision Pro com boas estimativas de venda nas pré-reservas

Mas parece que o dispositivo de realidade mista da Apple está também a fazer furor no mercado oficial. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, no primeiro fim de semana em que está disponível para pré-reserva, a Apple terá conseguido encomendas para entre 160 mil e 180 mil unidades.

Esta informação não foi ainda confirmada pela Apple, mas as datas de entrega do headset sofreram já alterações. Agora, os utilizadores vão ter de esperar entre cinco a sete semanas para receber nas suas mãos o dispositivo.

Este é um sinal de que esta fase está a correr bastante bem para a empresa de Tim Cook e parece que o futuro é igualmente promissor.

Ming-Chi Kuo prevê que a Apple consiga atingir a meta das 500 mil unidades vendidas deste dispositivo em 2024, sem qualquer tipo de esforço. A empresa tem uma base de utilizadores ativos de 1,2 mil milhões, e basta qye apenas 0,007% destes esteja disposto a comprar o equipamento nesta fase para que este fique esgotado.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt