Um grupo de investigadores conseguiu controlar com sucesso os movimentos de um robô humanoide através da utilização do Apple Vision. Como é possível ver no vídeo, este é literalmente o exercício da máquina a imitar o homem.
Para realizar este feito, o grupo de investigadores chineses escolheu não só o Apple Vision Pro da Apple como também o robô humanoide H1 da também chinesa Unitree. Os dois ficaram ligados graças a um bot criado por esta equipa que permite que o robô seja então telecomandado pelo dispositivo Apple.
O resultado de todas as peças juntas e a funcionar com sucesso é o humanoide imitar qualquer movimento efetuado pelo homem sentado a seu lado. E o melhor de tudo é que o robô consegue reproduzir todos os movimentos quase ao mesmo tempo.
Mas esta não é a primeira vez que este tipo de interação acontece. Um outro grupo de investigadores da Universidade de Massachusetts e da Universidade da Califórnia já foi bem-sucedido num projeto semelhante designado por Open-Television.
Ambas as experiências foram possíveis graças a um sistema de código aberto que “permite operar um robô de forma imersiva, mesmo que este esteja a uma distância de milhares de quilómetros”, avança o site SuperCarBlondie.
Este mesmo sistema de código aberto também pode assumir outra função muito importante: “melhorar a capacidade de aprendizagem do robô, ensinando-o a realizar mais tarefas”.
De acordo com as conclusões do grupo de investigadores norte-americano, este sistema de software permite que a pessoa “perceba ativamente o meio envolvente do robô de uma forma estereoscópica”.
Por outras palavras, a pessoa consegue ver o que o robô vê e este, por sua vez, é capaz de espelhar os movimentos feito por essa pessoa com as mãos e os braços. Exatamente o que vimos neste vídeo.