Apple vai tornar as tuas video-chamadas mais naturais no Facetime

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple adicionou uma funcionalidade na última versão de desenvolvedores da beta do iOS 13 que melhora bastante a experiência em chamadas de vídeo no Facetime. O ‘Facetime Attention Correction’ (correção de atenção) pretende corrigir o olhar durante uma chamada, fazendo com que pareça que estás a olhar diretamente para a câmara.

O que torna qualquer chamada de vídeo menos natural é o facto de nós olharmos diretamente para o ecrã, onde vemos a pessoa do outro lado, e não para a câmara, onde estamos a ser vistos. Com o ‘Facetime Attention Correction’, poderemos continuar a olhar o ecrã. Mas é feita uma correção no olhar em que vai parecer que estamos a olhar para a câmara.

Correção de olhar é feita de forma automática

Esta funcionalidade foi descoberta e testada pelos utilizadores Will Sigmon e Mike Rundle no Twitter. Nas imagens abaixo é possível vermos uma comparação das diferenças quando Will Sigmon olha diretamente para a câmara, ou olha para o ecrã com a nova funcionalidade. O software corrige assim o olhar automaticamente, dando uma sensação de proximidade.

O Facetime cria assim o efeito claro de que estamos a olhar a câmara quando não o estamos a fazer. Para se ter uma noção do que acontecia anteriormente, o utilizador abriu a aplicação da câmara e tirou na mesma dois registos: um a olhar diretamente para a câmara e outro a olhar diretamente para o ecrã. Como aqui não há correção de olhar, acontece o normal das chamadas de vídeo.

Segundo é avançado pelos utilizadores, a funcionalidade apenas se encontra disponível para ser ativa no iPhone XS e iPhone XS Max. Tal deve significar que esta apenas se encontra disponível no hardware de câmara mais recente da Apple.

A grande vantagem desta funcionalidade é que dá um sentimento maior de presença e naturalidade a qualquer chamada de vídeo na plataforma. E se há característica que outras aplicações do género deverão copiar da Apple no futuro é certamente esta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple removeu mais de 600 aplicações da App Store
  • Publicidades da Apple falam da segurança e da reciclagem do iPhone (vídeos)
  • Apple está a trabalhar num modelo diferente do iPhone. Mas não será para todos!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.