Apresentado oficialmente durante o WWDC 2023, o novo iOS 17 encontra-se atualmente na fase de testes beta, de momento com a 3.ª compilação disponível para os interessados. Porém, é só a partir de setembro de 2023 que este software chegará na sua versão estável a todos os modelos de Apple iPhone compatíveis.
Dito isto, apesar de os telefones da Apple terem uma das melhores políticas de atualização do mercado, com mais anos de updates disponíveis, certo é que gradualmente chegam ao seu fim de vida útil. Posto isto, importa saber quais os modelos de iPhone que terão direito ao novo iOS 17.
iOS 17 chega de forma estável e global em setembro de 2023
Atentando no lançamento passado, o iOS 16, também então a Apple deixou vários modelos de fora dessa grande atualização. Aliás, nesta última grande etapa de atualizações foram 8 modelos a ficar para trás, passando a integrar a lista de equipamentos vintage.
Assim sendo, em 2023 teremos também alguns modelos a ficar para trás, cerca de 3 equipamentos que não se atualizarão para o iOS 17. A propósito, podemos já avançar os modelos sem direito à atualização de sistema:
- Apple iPhone 8
- iPhone 8 Plus
- iPhone X
Significa isto que, chegado o próximo mês de setembro de 2023, os modelos iPhone 8 e iPhone X, permanecerão no iOS 16, ao passo que os modelos mais atuais poderão atualizar o seu SO.
Por outro lado, importa frisar que apesar de ficarem "presos" no iOS 16, estes telefones terão atualizações de segurança e atualizações incrementais do sistema. Sempre que tal se justifique, a Apple fará chegar uma nova atualização mais simples.
Atualizações incrementais e de segurança continuarão a ser disponibilizadas
Tome-se o exemplo do modelo iPhone 5, lançados há mais de dez anos e que ainda recentemente receberam uma atualização de segurança. Em todo o caso, será nos modelos mais recentes que a tecnológica de Cupertino se focará.
Em suma, são três os modelos de iPhone que ficarão sem acesso ao iOS 17, mas que podem e devem receber atualizações incrementais do iOS 16. Em todo o caso, também receberão atualizações de segurança durante mais alguns anos.
Editores 4gnews recomendam: