Apple vai mudar as baterias dos iPhone 12 para manter o seu preço

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A apresentação dos iPhone 12 aproxima-se e espera-se que esta gama traga algumas novidades. Uma delas será a sua compatibilidade com redes 5G, mas isso terá um efeito negativo nos custos de produção dos equipamentos.

Porém, tudo indica que a Apple irá praticar os mesmo preços de lançamento do iPhone 11. Para tal, terão de ser cortados custos noutros componentes e segundo o conceituado Ming-Chi Kuo, serão as baterias a pagar a fatura.

Apple vai optar por baterias mais baratas nos iPhone 12

O novo relatório do conceituado analista Apple não menciona a capacidade das baterias da família iPhone 12. Ming-Chi Kuo revela apenas que a americana irá usar uma tecnologia mais acessível para absorver os custos da incorporação dos modems 5G.

As novas baterias terão uma camada rígida-flexível e vão reduzir a área dos componentes das suas células ativas. Esta alteração de engenharia permitirá à Apple cortar entre 40% a 50% nos custos de produção das baterias.

Obviamente que esta notícia levanta receios sobre um eventual sacrifício na autonomia dos iPhone 12. De facto, alguns rumores apontam para células de menor capacidade quando comparadas com os modelos no ano passado.

Ming-Chi Kuo revela ainda que as novas baterias serão utilizadas nos iPhones de 2021, bem como nos AirPods 3. No caso dos earbuds da Apple, esta mudança significará poupanças para empresa entre os 25% e os 35%.

5G vai sair caro à Apple

Esta mudança na tecnologia das baterias dos próximos iPhone é resultado da sua compatibilidade com as redes 5G. Uma tecnologia em claro crescimento e que, gradualmente, começa a tornar-se padrão no mercado.

No caso da Apple, os modelos compatíveis com o espectro abaixo dos 6GHz poderá significar um custo acrescido de até 85 dólares por unidade. Já os modelos compatíveis com redes mmWave poderá ascender aos 135 dólares por unidade.

Antes de ires, vê a análise ao iPhone SE (2020), o telemóvel mais barato da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12: novas imagens mostram o design tão esperado
  • iPhone 12: conceito mostra câmara com a qual apenas podemos sonhar (vídeo)
  • Apple está a preparar dois novos poderosos tablets. Um deles terá direito a 5G
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.