Já se sabe que na próxima geração iPhone 16, a Apple vai seguir a tendência atual e integrar recursos IA nos seus smartphones.
Agora, a publicação Economic Daily News está a avançar que a empresa de Tim Cook vai melhorar o processador A18, exatamente para introduzir novas funcionalidades IA e também de Machine Learning.
De acordo com a referida publicação, a Apple vai aumentar significativamente o número de núcleos usado no Motor Neural. Desde a série iPhone 12 equipada com o processador A14 Bionic que a empresa de Tim Cook usa 16 núcleos no Neural Engine.
Ao longo das gerações seguintes do iPhone, a Apple conseguiu sempre aumentar a velocidade e desempenho deste motor. Agora devido às exigências de processamento das tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning vai alocar mais núcleos ao Neural Engine.
Esta opção é especialmente importante se a Apple avançar para um processamento local dos recursos de IA e não para um processamento em nuvem, por questões de segurança e privacidade.
Mesmo processador, mas variantes diferentes nos modelos iPhone 16
Parece que a Apple vai manter a estratégia de diferenciação entre os modelos base e Pro no iPhone 16. Todos vão estar equipados com o processador A18 Bionic, mas em variantes distintas.
Enquanto os modelos base iPhone 16 e 16 Plus vão integrar também a variante base deste chip, os modelos Pro vão ter direito à versão mais avançada A18 Bionic Pro.
De acordo com as informações divulgadas, o novo processador da Apple será fabricado pela TSMC que vai utilizar o seu nó de processo de 3 nm de segunda geração. Uma evolução, como seria de esperar, ao processo de fabrico de 3 nm usado na série iPhone 15.