Apple vai integrar entrada USB-C em mais equipamentos

Mónica Marques
Comentar

Vários produtos da Apple, da série de portáteis MacBook, a alguns tablets iPad, incluem já entrada USB Tipo-C.

Mas parece que a empresa quer continuar a trilhar o caminho do carregamento universal e pretende incluir esta porta em mais produtos seus num futuro próximo. As melhores notícias: o iPhone 15 está incluído nesta lista.

iPhone 15 de 2023 terá já a porta de carregamento universal USB-C

iPhone 13
Próxima geração 14 do iPhone não deverá incluir porta de carregamento universal USB-C Crédito@Apple

Ao longo dos tempos, a Apple tem vindo a ceder na questão de integração de uma porta de carregamento universal, baseada no padrão USB Tipo-C. A empresa de Cupertino foi uma das vozes mais críticas no que respeita à nova legislação europeia que dita que todos os equipamentos tecnológicos devem integrar este padrão até ao outono de 2024.

Mas ainda que discordante, a Apple começou a equipar alguns dos seus produtos com o carregamento universal USB-C. Exemplo disso é a série de portáteis MacBook que atualmente integram já todos uma porta deste tipo.

De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a empresa vai continuar a trilhar o caminho do carregamento universal e integrar a tão desejada porta USB em mais equipamentos da sua marca.

O conhecido analista garante que ainda não é no iPhone 14 que veremos a tão ansiada entrada. Mas no iPhone 15, que deverá chegar no outono de 2024, será integrada uma porta USB Tipo-C. Ora é exatamente na data de lançamento desta geração do smartphone que entra em vigor a nova legislação europeia. Coincidência? Não nos parece.

iPad, AirPods e bateria MagSafe também vão contar com porta USB-C

Segundo Ming-Chi Kuo, assim que o iPhone conte com uma entrada USB, seguem-se de imediato os AirPods. Ainda durante este ano, a Apple irá lançar um novo modelo destes auscultadores, mas é pouco provável que o estojo de carregamento inclua já a tão desejada opção de carregamento universal.

Quanto ao iPad. Atualmente, alguns modelos do tablet incluem USB, mas de acordo com vários rumores, a nova geração que deverá chegar em setembro deste ano pode trazer também essa novidade.

Ao incluir USB-C na sua geração mais recente do tablet, a Apple podia completar a transição total para este tipo de carregamento universal. De resto, o conhecido analista prevê que também a bateria MagSafe venha a substituir a sua entrada Lightning por uma porta USB.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.