Apple vai dar ao iOS 16 algumas novidades inesperadas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Multiplicam-se os rumores sobre o novo iOS 16 que deverá ser apresentado na conferência WWDC que a Apple vai realizar entre os dias 6 e 10 de junho.

Segundo as últimas informações o novo sistema operativo poderá trazer novidades inesperadas como por exemplo mais funcionalidades para a monitorização de saúde.

iOS com mais recursos para a saúde e notificações melhoradas

Será entre os dias 6 e 10 de junho que a Apple vai realizar a sua habitual conferência WWDC, mais direcionada para programadores. Mas a "estrela" deste evento será, sem dúvida alguma, o novo sistema operativo iOS 16 que poderá ser logo revelado no primeiro dia.

Esta apresentação será também relevante para todos os utilizadores do sistema operativo da Apple, uma vez que será aí que vão conhecer todas as novas funcionalidades que traz consigo.

E de acordo com os últimos rumores a circular no mundo Web, o iOS 16 vai supreender com a introdução de mais recursos para a monitorização e rastreamento da saúde do utilizador. Infelizmente, os rumores não avançam o tipo de opções que podem vir aí, mas nas próximas semanas, teremos com certeza mais pormenores sobre estas novidades.

As mesmas informações avançam também que as notificações vão ser melhoradas, mas mais uma vez, não são fornecidos detalhes sobre o tipo de melhoria.

Para já, prevê-se ainda que a interface mantenha o mesmo design e que a Apple não vá fazer alterações significativas neste campo. Recorde-se que a última grande alteração no design da interface aconteceu com o iOS 7, lançado há quase dez anos.

Nesta conferência, é igualmente expectável que a Apple revele a nova geração iPadOS 16, macOS 13, watchOS 9 e tvOS 16. De acordo com algumas fontes, a empresa de Cupertino pode também anunciar dois novos modelos de portáteis, sendo um deles o novo MacBook Air.

Espera-se que este novo portátil chegue com um design colorido, com suporte para carregamento MagSafe e uma câmara frontal FaceTime melhorada. Relativamente ao outro modelo MacBook não foram avançadas informações.

iOS 16 não vai chegar a todos os modelos de iPhone

Segundo informações divulgada anteriormente, mas que carecem de confirmação, o iOS 16 não vai chegar a todos os modelos de iPhone e até já há uma lista de quais são os terminais que não são elegíveis para esta grande atualização dos sistema operativo da Apple.

Segundo a mesma fonte os modelos iPhone 6s, iPhone 6s Plus e o iPhone SE mais antigo não vão receber o novo iOs 16, sendo que apenas o iPhone 7 ou superior, além do novo iPhone SE, vão ser elegíveis para a atualização do sistema.

A confirmar-se a informação conclui-se que o iOS 16 necessita como requisito mínimo do processador A10 para ser instalado.

Por outro lado, também é possível concluir que a Apple está a estender a vida útil dos seus equipamentos através das atualizações disponibilizadas. Recorde-se que o iPhone 6s foi lançado em 2015 e apenas agora em 2022 é que não será elegível para o novo sistema operativo da marca.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp com mais novidades para facilitar a vida dos utilizadores
  • Xiaomi vai lançar atualização para interface MIUI 13
  • 4gnews lança newsletter com principais notícias de tecnologia em Portugal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt