Apple Unleashed: o que esperar do evento de outubro após os iPhone 13

Rui Bacelar
Comentar

A Apple anunciou recentemente um novo evento de apresentação de produtos para a próxima segunda-feira (18) de outubro a começar às 18:00 de Lisboa. Aí ficaremos a conhecer todas as novidades que não subiram ao palco em setembro último aquando dos iPhone 13.

Recordamos que no último evento intitulado de California Streaming ficamos a conhecer os iPhone 13, novos Apple Watch Series 7, bem como os iPad mini 6 e iPad (base) de 9,ª geração. Agora, contudo, esperamos não só pelos AirPods 3, bem como por toda uma renovação dos computadores Apple.

Preparem-se para o despertar do "Apple Unleashed"

A tecnológica de Cupertino tem por hábito reservar o evento de outubro para novos tablets e / ou para novos computadores. A exceção deu-se em 2020 devido aos atrasos provocados pela pandemia da COVID-19, sendo o evento então reservado para os iPhone 12 e HomePod mini.

Mais para trás, em 2018, outubro trazer-nos-ia o iPad Pro, novos MacBook Air, bem como o Mac mini renovado. Retrocedendo a 2016 ficaríamos a conhecer os MacBook Pro e uma nova app para a TV. Voltando a 2014 teríamos os iPad Air 2, iPad mini 3, bem como o computador iMac com ecrã 5K.

Voltemos agora as nossas atenções para o presente mês de outubro.

O evento de outubro deve brindar-nos com novos MacBook e o chip M1X

Apple M1x
A segunda geração de processadores Apple é o ponto de partida.

Pela mão de Tim Cook, atual CEO da Apple, deveremos ficar a conhecer uma nova geração de portáteis MacBook Pro. Será uma transformação radical, abandonando de vez os processadores Intel e apresentando um novo salto computacional com os processadores Apple M1x, a segunda geração destes chips.

Com efeito, este é provavelmente o produto mais esperado - o processador M1x - que alimentará vários equipamentos Apple. Entre estes contamos agora com os MacBook Pro de 14 polegadas e de 16 polegadas.

Segundo a Bloomberg, os novos processadores M1x, ou outro nome que possam receber, serão provavelmente a verdadeira estrela do evento. Terão 8 núcleos de alto desempenho, bem como 2 núcleos altamente eficientes para as tarefas mais simples.

Os novos processadores Apple estarão acompanhados de gráficas com 16 ou 32 núcleos consoante as exigências dos consumidores. Mais ainda, suportarão até 64 GB de memória RAM, comparativamente com o limite de 16 GB dos atuais M1.

A linha de portáteis MacBook Pro despedir-se-á dos processadores Intel

Apple MacBook Pro
Contamos com uma renovação geral dos portáteis Apple MacBook Pro.

A nova geração de portáteis MacBook Pro deverá colmatar as várias falhas da geração atual. Imperfeições tais como as opções limitadas de conetividade e comodidade, fatores que privam estes produtos da plena fruição do sufixo "Pro" que ostentam.

Assim, contamos com o regresso das portas HDMI, bem como a slot para cartões de memória SD. A isto soma-se o retorno do MagSafe para carregamento e maior comodidade. Ademais, a Touch Bar deve desaparecer para dar lugar a uma fila extra de teclas.

Os portáteis estarão disponíveis em dois tamanhos - 14 polegadas e 16 polegadas - e deverão usar um novo tipo de ecrã mini-LED. É a mesma tecnologia que podemos encontrar no iPad Pro de 12,9 polegadas, o produto mais avançado dessa gama. O resultado? Uma experiência de visualização efetivamente superior, com maior intervalo dinâmico de cores e sem o risco de burn-in.

Panel suppliers are the same between the iPad Pro's and MacBook Pro's - LG Display and Sharp. Expecting similar technology - oxide backplanes, miniLED backlights and 120Hz refresh rates. MiniLEDs, 100% confirmed.

— Ross Young (@DSCCRoss) 12 de outubro de 2021

Mais ainda, segundo um relato recente do analista Ross Yound, da Display Supply Chain Consultants, estes ecrãs terão uma alta taxa de atualização até 120 Hz. Assim, tal como nos iPhone 13 Pro teremos também os ecrãs Pro Motion nos portáteis.

Por fim, os novos portáteis Apple MacBook Pro devem apresentar alterações no design. Segundo consta, terão margens angulares similares aos iPhone 13 e iPad Pro. Deverão também apresentar mais portas USB-C e opções de conetividade.

Talvez um novo Mac mini "Pro"?

O leaker Jon Prosser jura que também teremos um novo computador compacto "avançado", o Mac mini Pro. Ainda que o seu histórico de fiabilidade seja dúbio, podemos reconhecer o mérito de usar o chip M1x nos Mac mini, criando um novo modelo avançado.

Esta opção daria aos criadores de conteúdos um computador compacto digno de ser adquirido, capaz de lidar com processamento de vídeo e fotografia. Ademais, é sugerida uma construção metálica com acabamento brilhante, revestidos por "plexiglass".

Esta tese tem vindo a ser avançada desde agosto de 2021, tal como noticiado pela 4gnews. Caso se materialize, será uma das maiores renovações a chegar à linha Mac mini.

Saberemos, por fim, quando chega o macOS Monterey

Agora que o iOS 15 chegou aos iPhone e o iPadOS aos iPad, bem como o watchOS 8 aos Apple Watch, esperamos agora pelo sistema operativo para computadores Apple. Isto é, o macOS Monterey, anunciado em junho último durante o WWDC 2021.

É provável que a tecnológica de Cupertino anuncie a data final de distribuição para este sistema operativo durante o evento de outubro. Entre as novidades temos um novo Safari, AirPlay para Mac, bem como o SharePlay e melhorias para o FaceTime.

Há ainda espaço para os AirPods 3

Apple AirPods 3
Contamos ainda com a chegada da terceira geração dos earbuds Bluetooth TWS.

Por fim contamos com a apresentação da terceira geração dos auriculares Bluetooth True Wireless da Apple. O seu design será similar aos AirPods Pro, sem as pontas em borracha e, possivelmente, sem todos os trunfos que destacam o modelo "Pro".

De qualquer modo, as fugas de informação sugerem que este produto está efetivamente pronto para ser apresentado com uma haste menor e design aperfeiçoado. Poderão, contudo, ter pontas substituíveis, ainda que tal seja debatido.

Não obstante, com chegada desta terceira geração, o analista Ming-Chi Kuo acredita que a gigante de Cupertino continuará a vender os atuais AirPods 2 muito à semelhança do que faz com o Apple Watch 3.

Em síntese, teremos um evento recheado de novidades dedicadas à computação no evento Apple Unleashed.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.