Apple: tudo o que podemos esperar ver na conferência WWDC

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

É já na próxima segunda-feira, 6 de junho, que começa a edição da WWDC da Apple deste ano.
Será nesta conferência que a empresa de Cupertino vai revelar as próximas versões dos sistemas operativos do universo iOS, assim como novos modelos MacBook. Reunimos todos os rumores divulgados até ao momento para te mostrar o que podemos esperar ver e conhecer na WWDC 2022.

iOS 16 e watchOS 9

A Apple terá redesenhado a interface do iOS 16 para esta se adaptar ao suposto novo design dos modelos Pro do iPhone 14 que incluem um recorte em forma de comprimido e que, consequentemente, aumentam a área de visualização.

De acordo com Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, o sistema operativo vai contar com uma atualização para notificações e com novos recursos direcionados para a saúde.

Outras fontes avançam que o iOS 16 vai incluir uma nova opção de bloqueio de ecrã sempre ativo. Mais não se sabe, mas falta apenas uma semana para conhecermos todos os pormenores.

Já no que diz respeito ao WatchOS 9, este contará com mesmos novos recursos de saúde que o iOS16. Ao que tudo indica, o Apple Watch Series 7 vai poder fazer outro tipo de leituras na monitorização da saúde e capacidade física do utilizador.

Já a tão falada monitorização de pressão arterial não será agora anunciada, sendo que este recurso terá já sido adiado para ser apresentado no próximo ano.

iPadOS 16

Graças à integração dos processadores da série M, proprietários da marca, os tablets Aple estão cada vez mais poderosos. Nesse sentido, espera-se que o novo sistema operativo apresente melhorias na funcionalidade multitarefa.

Dizem os rumores de que o recurso pode funcionar de forma semelhante ao modo tablet do Windows 10. Será que desta vez a Apple decidiu seguir o exemplo de um concorrente? dia 6 de junho ficamos a saber.

MacBook Pro e MacBook Air

Mas a conferência WWDC não se vai limitar a apresentar as novas versões de software da Apple, a linha de hardware da marca poderá também ter novidades.

De acordo com os rumores divulgados até ao momento, o novo MacBook Air pode ser apresentado nesta conferência. O modelo vai apresentar um novo design, assim como terá variantes de cores diferentes disponíveis.

Mas a grande novidade será, sem dúvida alguma, a integração do chip M2 que será mais rápido que o M1, mas não tão potente como os chips M1 Pro, M1 Max ou M1 Ultra. Outras fontes avançam também que o portátil vai contar com um ecrã LCD e terá duas portas Thunderbolt.

Quanto ao MacBook Pro, parece que a empresa de Cupertino pode revelar um novo modelo com ecrã de 13 polegadas e especificações menos avançadas. Também este equipamento vai contar com o processador M2 no seu interior que terá a mesma CPU de oito núcleos que o M1, mas conta com uma GPU mais avançada com 10 núcleos.

De fora neste modelo parecem ficar os miniLED e a tecnologia ProMotion para uma taxa de atualização de 120 Hz, anteriormente avançados como especificações incluídas.

A edição deste ano da WWDC decorre entre os dias 6 e 10 de junho e poderá ser acompanha no canal de YouTube da marca, assim como na página oficial.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 14: vídeo mostra como serão os 4 novos smartphones da Apple
  • Apple Watch com câmara pode ser uma realidade no futuro
  • Apple equaciona adição de característica controversa ao Apple Watch
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt