Apple: tens um Mac? Já está disponível o novo MacOS Big Sur

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de revelado oficialmente na WWDC (Wordwide Developers Conference) da Apple. Eis que o novo MacOS Big Sur já está disponível para instalação em todos os computadores Mac compatíveis.

É importante referir que esta é uma versão Beta pública. Ou seja, é normal ter alguns bugs que possam deixar a tua utilização com o computador da Apple menos vantajosa. Ainda assim, o feedback do Beta não tem sido tão mau quanto nos últimos anos.

Como instalar o novo MacOS Big Sur no teu Mac

Para instalar só tens de saltar na página oficial da Apple. Logo depois de iniciares sessão com o teu Apple ID podes incorpurar o teu Mac na versão Beta.

Vale a pena referir para criares um backup dos ficheiros mais importantes. Versões beta são instáveis.

Novidades mais relevantes no novo Apple MacOS Big Sur

Novo design

Consistência e simplicidade. Os ícones são uniformes e o design novo Big Sur é mais uniforme. Uma clara demonstração que a Apple quer unir todos os sistemas operativos num design idêntico.

Novo Centro de Notificações

O centro de notificações é melhorado. Agora terás uma barra menor e com os widgets que queres. Em vez de mostrar-te uma barra completa até baixo. Além disso, tens também uma nova transparência com novas linhas de design.

Mensagens e Mapas

A app Mensagens do teu Mac também sofre uma ligeira renovação. Passa a ser possível selecionar fotografias, e terás também acesso aos Memoji, se assim desejares. Nos Mapas podes esperar as mesmas novidades do iOS 14.

Safari

O safari está mais rápido e seguro. Segundo a Apple, o Safari está 50% mais rápido a abrir páginas que o Google Chrome. Além disso, “porta-chaves” do iCloud. Escusado será dizer que a segurança aumentou. Principalmente em extensões e opções de privacidade.

Uma nova Era

Este é o MacOS 11.0. Ou seja, a Apple acredita que esta é uma nova Era para o sistema operativo dos computadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12: Apple prepara um carregamento sem fios bem melhorado quanto aos outros smartphones
  • iPhone 12: nova imagem confirma um dos nossos receios
  • NSA adverte: dados de localização nos smartphones são um risco de segurança nacional
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.