Apple surpreende ao levar importante função do iOS aos Macs

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
Tempo de leitura: 1 min.

O macOS Monterey foi apresentado no primeiro dia da WWDC 2021, contudo, nem todas as novidades do sistema operativo foram anunciadas no palco – e uma das mais interessantes acaba de ser descoberta pelos primeiros utilizadores.

Trata-se de uma função bastante conveniente há tempos presente no iOS que possibilita que o utilizador reponha de forma simples e rápida as definições do dispositivo.

No iOS o processo pode ser feito em Ajustes, bastando para isso o utilizador ir em Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições.

Com isso, o iPhone (ou iPad) volta às definições de fábrica, podendo o utilizador vendê-lo ou presenteá-lo a outrem sem que seus dados caiam em mãos alheias.

No macOS Monterey a opção está localizada nas Preferências do Sistema e funciona de forma similar à do iOS ou iPadOS.

iOS e macOS ainda mais próximos

Nos últimos anos a Apple tem incluído aplicações do iOS no macOS, bem como levado ao sistema dos Macs algumas funções encontradas apenas nas plataformas móveis.

Com isso, a experiência de uso fica mais unificada facilitando para utilizadores do iOS operarem um Mac sem problemas. É válido ressaltar que a nova função, apesar de listada no 1.º Beta, ainda não está ativa.

Um passo à frente em relação ao Windows

No Windows os utilizadores já possuem um recurso similar, porém, no caso do sistema operativo da Microsoft ao repor os ajustes de fábrica o utilizador acaba por perder alguns pacotes de atualização.

No macOS Monterey, apenas os ajustes serão repostos, de forma a preservar pacotes de segurança e updates que tenham sido instalados nos últimos dias. Para saber mais sobre a nova plataforma da maçã basta acessar o sítio web oficial.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava
  • Apple apresenta o watchOS 8. Mais funções de saúde e mais personalização
  • Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades