Apple: revelada compensação anual do CEO Tim Cook

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Foi recentemente revelado quanto é que o CEO da Apple adicionou à sua conta bancária no ano fiscal de 2020. Tim Cook recebeu cerca de 12 milhões de euros em dividendos, mais 28% do que havia amealhado no ano anterior. Esta subida deve-se essencialmente ao facto da gigante de Cupertino ter superado os seus objetivos financeiros, mesmo em ano de pandemia global.

Estes valores refletem o excelente desempenho da empresa num ano marcado por enorme incerteza. Tendo isso em conta, foram considerados os esforços da equipa executiva na obtenção de resultados financeiros muito satisfatórios e decidido que seria preferível louvar as suas contribuições individuais em vez de cortar prémios.

Tim Cook recebe mais em prémios de desempenho do que em salário

As receitas do executivo chefe da Apple dividem-se num salário base efetivo a rondar os 2.5 milhões de euros ao qual se acrescem 8 milhões de um plano de compensação por incentivos e desempenho. Cook recebeu ainda algo como 800 mil euros em bónus não discriminados.

Em termos da média da empresa, o CEO recebeu 256 vezes mais do que o salário médio dos funcionários da Apple que em muitos casos não chega aos 47 mil euros anuais. Em conjunto, os cinco executivos no topo da hierarquia da tecnológica levaram para casa quase 100 milhões de euros no ano fiscal de 2020, mais 12% do que em 2019.

Durante o ano passado a Bloomberg colocou Tim Cook nos clube dos bilionários, graças à soma dos seus rendimentos com o valor das ações da Apple que detém. De referir que esta compensação anual de cerca de 12 milhões de euros não considera o valor das ações na posse do executivo.

Apple deve continuar a crescer em 2021

A Apple prepara-se agora para mais um ano em grande, talvez o melhor da sua história. Ao tradicional lançamento anual de iPhones juntam-se novas ofertas com Apple Silicon, novas iterações de todas as suas linhas de produtos já existentes e algumas novidades como as aguardadas AirTags.

Segundo analistas da Loup Ventures a tecnológica de Cupertino pode chegar a um valor de mercado superior a três triliões de dólares. As ações da marca liderada por Tim Cook devem também chegar aos $200 dólares.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple está mais perto de dotar os MacBook com carregamento sem fios inverso
  • Apple lança em 2021 um dos seus produtos mais aguardados
  • Apple vai atingir valor de mercado astronómico em 2021
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.