Apple revela o iOS 16! Mais uma atualização com pouco impacto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

No dia de arranque da WWDC 2022, um dos principais temas é a apresentação oficial do iOS 16. Este será a nova versão do sistema operativo da Apple para o iPhone e chegará a todos os modelos compatíveis no outono.

A nova versão deste sistema operativo será para muitos mais uma atualização tímida. Em rigor, as novidades de maior impacto incluem uma maior personalização do ecrã de bloqueio e novas opções para a sua app de mensagens.

Ecrã bloqueio está mais personalizável

Uma das primeiras novidades demonstradas por Craig Federighi foi o novo ecrã de bloqueio introduzido com o iOS 16. Uma novidade que permitirá aos utilizadores do iPhone construir os seus próprios ecrãs de bloqueio.

Além de poder escolher várias fotografias como imagem de fundo, com o iOS 16 será possível personalizar os restantes elementos do ecrã de bloqueio. Por exemplo, será possível mudar a cor e a fonte do relógio.

A presença de widgets no ecrã do bloqueio do iPhone é outra das novidades introduzidas com o iOS 16. Estes atalhos dinâmicos podem agora ser adicionados diretamente ao ecrã de bloqueio do teu equipamento para apresentação de algumas informações com maior conforto.

Importa ainda notar que poderás construir diferentes ecrãs de bloqueio para o teu iPhone que podem ser sincronizados com os teus modos de Foco. Ou seja, podes ter um ecrã de bloqueio apenas com informações pertinentes para trabalho e outro com informações de lazer.

As notificações foram reajustadas e agora aparecem a partir do final do ecrã de bloqueio para que as tuas criações possam brilhar. A Apple introduz ainda as Atividades em Direto como, por exemplo, para desporto substituindo as constantes notificações por um placar em constante atualização.

Já podes editar ou eliminar mensagens enviadas

A aplicação de mensagens da Apple é outro grande foco de melhorias com a introdução do iOS 16. As novas opções fazem relembrar aquilo que plataformas como o Messenger ou WhatsApp oferecem aos seus utilizadores.

Agora, com o iMessages, poderás editar ou até eliminar mensagens já enviadas para qualquer contacto. Deste modo, a Apple garante que os erros de digitação ou mensagens inadvertidamente enviadas serão coisa do passado.

Temos ainda a inclusão do Share Play na aplicação de mensagens. Tal como já acontece com o FaceTime, agora poderás partilhar ou visualizar vídeos ou música em conjunto com os teus contactos sem teres de sair da aplicação.

Safety Check

Atenta aos malefícios de situações de abuso, a Apple introduz a funcionalidade Safety Chek no iOS 16. Esta nova opção de privacidade ajudará utilizadores vítimas de abuso profissional ou pessoal a distanciar-se do seu abusador.

Deste modo será possível revogar permissões de várias aplicações, impedir a partilha de informações de localização e outros dados sensíveis que possas partilhar com terceiros. Tudo para que as vítimas possam recuperar o controlo das suas vidas.

iCloud recebe álbuns partilhados

Seguindo as pisadas do Google Fotos, a Apple introduz a opção de partilhar álbuns diretamente da iCloud. Uma novidade concebida para facilitar a partilha de fotos e vídeos com os teus amigos e familiares.

Será introduzida uma funcionalidade de sugestão. Tal como já deves imaginar, esta opção irá brindar os utilizadores com sugestões para as suas partilhas baseadas em imagens e palavras chave.

Com o iOS 16 temos também novas potencialidades para a funcionalidade Live Text. Com esta versão do sistema operativo está opção extende-se também aos vídeos e fotos.

A aplicação Carteira está mais segura com a possibilidade de partilhar apenas informações essenciais dos teus ID´s. Temos ainda a adição do "Pagar mais tarde" que permitirá aos utilizadores Apple Pay parcelar os seus pagamentos sem taxas associadas.

A versão final do iOS 16 será lançada mais para o final do ano em conjunto com o lançamento dos iPhone 14. Será após a apresentação oficial dos novos smartphones da Apple que ficaremos a saber quando será disponibilizado o iOS 16 para todos os equipamentos compatíveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple escolhe ecrãs OLED da Samsung para estes produtos cobiçados
  • Xiaomi 12 Ultra revela o seu design antes da apresentação
  • Logitech G535 LIGHTSPEED é o novo headset sem fios da Logitech G
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.