
O próximo grande evento da Apple acontece esta terça-feira, dia 9 de setembro. Como já é tradição, setembro é sinónimo de novos iPhones, e este ano promete trazer uma das maiores remodelações na gama dos últimos tempos, com a chegada de uma nova variante. Também se espera o fim de um modelo popular e um design renovado para os equipamentos mais caros.
Apesar de a empresa não ter revelado nada oficialmente, os rumores dos analistas mais fiáveis já pintam um retrato muito claro do que podes esperar.
A nova gama iPhone 17: Adeus Plus, olá Air
A maior mudança estará na forma como a Apple organiza a sua oferta do iPhone. Como te temos conta no artigo dedicado ao iPhone 17, o modelo base vai receber uma das atualizações mais pedidas, mas um dos seus irmãos desaparece para dar lugar a um novo conceito.
-
iPhone 17: o modelo base vai finalmente dar o salto que muitos esperavam. O seu ecrã deverá crescer de 6.1 para 6.3 polegadas. Vai receber a tecnologia ProMotion de taxa de atualização, até agora exclusiva dos modelos Pro. Podes também contar com o novo processador A19 e, no mínimo, 8 GB de RAM para suportar as funcionalidades de Apple Intelligence;
-
O fim do Plus: tal como aconteceu com o modelo "mini", os rumores indicam que o iPhone Plus não atingiu as vendas esperadas e vai ser descontinuado este ano;
-
A estrela iPhone Air: para o lugar do Plus, a Apple prepara-se para lançar um novo modelo: o iPhone Air. Este será um telemóvel significativamente mais fino e leve que o modelo normal (fala-se em 5,5 a 6 mm de espessura contra os 7,8 mm do iPhone 16). Terá o mesmo ecrã ProMotion de 6.3 polegadas e o processador A19, mas com alguns compromissos para atingir o seu perfil elegante. Espera-se uma bateria com menor autonomia e apenas uma câmara traseira (embora com um sensor de 48 MP para compensar no zoom digital). O seu preço deverá colocá-lo entre o iPhone 17 normal e o modelo Pro.
iPhone 17 Pro: mais potência e design de câmara diferente
Para quem quer o melhor que a Apple tem para oferecer, os modelos iPhone 17 Pro e Pro Max também trazem novidades de peso. A mudança mais visível estará na traseira, com um novo módulo de câmara que se estende a toda a largura do topo do telemóvel, ao estilo de alguns topos de gama Android como o Pixel 10.
Esta alteração permitirá melhorias significativas, como a passagem da lente teleobjetiva de um sensor de 12 MP para um de 48 MP, o que vai melhorar drasticamente a qualidade do zoom. Por dentro, podes esperar um novo e mais potente processador "A19 Pro" e uma Dynamic Island de dimensões mais reduzidas.

Novos Apple Watch para todos os pulsos
O evento de setembro é também trará os novos Apple Watch. Este ano, a atualização deverá chegar a toda a gama:
-
Apple Watch Series 11: o modelo principal receberá melhorias incrementais, com um ecrã de brilho máximo mais elevado para melhor visibilidade no exterior e o novo chip S11;
-
Apple Watch SE: o modelo de entrada, que ainda usa tecnologia do Series 4 e o chip S8, está finalmente na calha para uma atualização significativa;
-
Apple Watch Ultra 3: após um ano de pausa, o modelo mais robusto está de volta. O Ultra 3 deverá receber o novo processador S11 e o ecrã de 46 mm do Series 11.
O que mais pode aparecer (e o que fica na gaveta)
Embora os iPhone e os Watch sejam as estrelas, existem outros produtos que podem ser podem ser apresentados. Tal como refere o Arts Technica, uma atualização da Apple TV 4K com o processador A17 Pro (para suportar Apple Intelligence) é uma forte possibilidade. Os novos AirPods Pro, um novo AirTag ou uma atualização interna ao HomePod Mini também estão na lista de possibilidades, mas sem garantias.
O que não deves esperar é um iPhone dobrável este ano. Os novos Macs ou iPads também deverão ficar guardados para um evento próprio em outubro ou novembro. Algo que aliás, a Apple tem feito nos últimos anos. Por fim, fica atento ao anúncio das datas de lançamento oficiais do iOS 26, iPadOS 26 e macOS 26, que deverão ser disponibilizados ao público durante a próxima semana.
O evento decorre esta terça-feira a partir das 18 horas de Lisboa e será transmitido nos canais oficiais da Apple.
Confere tudo o que já sabemos sobre os iPhone 17.