De acordo com o The Information, a Apple está a remover milhares de jogos da sua App Store, na versão chinesa. Isto porque há anos que a Apple tem vindo a aceitar apps e jogos na sua loja de aplicações que não são regulados pela China, ou aguardavam aprovação.
Contudo, este ano a Apple começou a "apertar o cinto" nessas práticas, quando começou por remover 47 mil apps da App Store Chinesa, no início do mês. Esta remoção advém da pressão do governo americano, que está a limitar a interação entre empresas americanas e a China.
Negócio da Apple com a China pode depender de acordos suspeitos
Conforme indica o relatório do The Information, a presença da App Store na China nunca foi completamente legítima. Isto porque, de acordo com as leis chinesas, lojas de aplicações estrangeiras tem de estar associadas a uma empresa chinesa para que possam operar dentro do território chinês.
No entanto, é certo e sabido que a Apple opera a sua App Store, de forma independente. Adicionalmente, é suposto a Apple partilhar código do iOS com a China, o que nunca o fez. Isto porque supostamente a Apple negociou uma excepção com o governo chinês para "fugir" a essas obrigações.
Donald Trump pode expor os negócios entre a China e Apple
Com Donald Trump e as suas restrições aos negócios entre os Estados Unidos e a China, a Apple está em sarilhos. A empresa da maçã possui uma fatia de negócio enorme na China, onde perdê-la significaria um prejuízo massivo.
Ainda há uns dias, Donald Trump emitiu declarações com o intuito de banir o TikTok e o WeChat, a app de comunicação mais utilizada na China. Caso o WeChat desapareça da App Store chinesa, a Apple vai perder uma grande fatia de negócio.
Editores 4gnews recomendam:
- iPhone 12: novas imagens mostram o design tão esperado
- Apple bane Fortnite de todas as plataformas, até mesmo para programadores!
- Spotify faz grande mudança de design. Vais gostar do resultado