Apple regista patente que pode mudar o panorama do reconhecimento facial

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple recebeu recentemente a desejada aprovação para uma patente que promete mudar os sistemas de reconhecimento facial. Tal tecnologia não se baseará apenas na face de um indivíduo para o identificar, recolhendo outras características corporais do mesmo.

O documento da patente publicada pelas entidades competentes norte-americanas fala numa câmara de segurança. Portanto, esta é uma tecnologia que não deverá ser implementada no iPhone, mas provavelmente num ecossistema Smart Home.

Apple quer usar uma "impressão corporal" para identificar pessoas

A patente submetida pela Apple menciona uma tecnologia que não se baseará apenas no reconhecimento facial para fazer uma identificação. Além disso, ela recolherá uma "impressão corporal" com base em informações como o torso ou as roupas.

reconhecimento facial

Para que este tipo de identificação possa ser alcançado, a Apple manterá um registo das características físicas de uma pessoa. Este arquivo será temporário e com renovação frequente para conseguir ser o mais assertivo possível.

Para fazer uma identificação, este sistema irá gerar a tal "impressão corporal". Esta será feita com uma conjugação das características físicas e o reconhecimento facial do indivíduo.

A patente fala no reconhecimento das pessoas que entram numa casa, por isso, tudo indica que seja uma tecnologia para integração numa casa inteligente. Quando uma possível correspondência for conseguida, os donos da casa receberão numa notificação a dar conta do sucedido.

Tais informações poderão ser acedidas através de vários dispositivos do ecossistema Apple. Com efeito, será possível ver uma transmissão em direto dessa câmara inteligente num iPhone, iPad e até numa Apple TV.

É curioso que esta patente seja revelada pouco tempo depois de um relatório de Mark Gurman a dizer que a Apple estaria a trabalhar em vários produtos Smart Home. Um deles seria uma câmara doméstica focada na privacidade.

Um dos primeiros produtos a ser lançado dessa panóplia será um hub para controlar os vários equipamentos instalados numa casa inteligente. Veremos se essas informações se confirmam, mas certo é que a Apple já tem aprovação legal para a implementação desta nova forma de reconhecimento facial.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.