Apple recua na decisão: suporte a apps web progressivas na UE mantém-se

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple vai voltar atrás com a decisão de interromper o suporte à instalação de apps Web progressivas, na União Europeia. Tal como cita o 9to5Mac, especializado em assuntos da Apple, a marca vai continuar a oferecer o recurso existente, ao contrário do que era previsto.

Primeiro, importa esclarecer, desde já, o que é uma “app Web progressiva”. Por definição, é uma aplicação que se cria para a Web, com uma experiência bastante similar à dos dispositivos móveis. No fundo, oferecem recursos semelhantes às apps móveis, desde enviar notificações a funcionar offline.

A Apple não “alimenta” as apps, apenas oferece suporte

Apple Apps
Imagem Ilustrativa (via Pexels e Instagram da Apple)

Sobre o assunto, a Apple deixa a nota que as apps da tela inicial vão, ainda, ser construídas pelo Webkit, ferramenta que o Safari usa. O que significa isso, na prática? Significa que as apps web não são “alimentadas” por recursos Apple. Quanto muito, a Apple oferece apoio, numa fase posterior.

Como referido anteriormente, o objetivo passava por nem o suporte fornecer. Contudo, em comunicado da Apple, pode ler-se que é esperado “o retorno da funcionalidade existente para aplicativos da web da tela inicial com a disponibilidade do iOS 17.4 no início de março” (via The Verge).

Poucos dias separaram a decisão e a sua respetiva reversão

A título de curiosidade, o espaço de tempo entre o anúncio de desvinculação de suporte a apps Web e a “marcha-atrás” na decisão foi curto. Na altura do anúncio, em fevereiro, a Apple justificou a medida, pelo facto de ter de construir “uma arquitetura de integração inteiramente nova”, pouca prática de ser empreendida.

Ainda assim, após receber vários pedidos de utilizadores a solicitarem que mantivesse o suporte, a Apple acabou por recuar na decisão. Recorde-se que a decisão da empresa gerou alguma controvérsia, levando, inclusive, à realização de um estudo por parte da Open Web Advocacy, com o intuito de medir o impacto que isto teria nos desenvolvedores.

Por fim, tudo parece ter acabado pelo melhor e a empresa continuará a oferecer suporte a apps web progressivas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.