Apple e Qualcomm chegam a acordo. Abre-se a porta ao iPhone 5G

Bruno Coelho

As notícias chegam em comunicado de imprensa da Apple. A disputa legal entre a empresa de Cupertino e a Qualcomm chegou ao fim, e abrem-se as portas para o iPhone 5G. A Apple concordou em “pagar o que deve”, e as duas empresas estabeleceram um acordo de parceria.

Depois de tão longa disputa, é com notável surpresa que vemos este dia chegar. A Apple e a Qualcomm guardaram o machado de guerra a nível global. O mais interessante ainda é o acordo cifrado para que a Apple possa usar os processadores da Qualcomm.

qualcomm apple

Para já, não são conhecidos os valores monetários envolvidos no acordo. No entanto, este vai permitir à empresa de Cupertino usar as patentes da Qualcomm nos seus produtos durante os próximos seis anos. A luta era global, mas chegou ao fim para bem da Apple.

Sem este acordo o iPhone 5G seria uma miragem

Com todos estes problemas, a Apple estaria de mãos e pés atados quanto ao seu iPhone 5G. A Qualcomm recusava-se a trabalhar com esta, e a Intel seguia-lhe as pisadas. Ou seja, com a Apple a ter de criar os próprios modems, não veríamos um iPhone 5G em 2020 ou no ano seguinte.

apple iphone x

Terá sido esta a grande razão para a Apple querer assegurar o acordo. Em termos monetários, obviamente a grande beneficiada nesta história, a curto prazo, é a Qualcomm. Com o tempo veremos quais serão os frutos colhidos pela Apple com este acordo.

O mais provável é que este acordo não afete os iPhone lançados em setembro. Parece tarde para que a Qualcomm ainda tenha uma palavra a dizer nestes dispositivos. Com este trato, fica obviamente a grande probabilidade de vermos lançado um iPhone 5G já no próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.