Apple: próximo iPad vai ter design renovado, iPad Pro sem novidades

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito que a versão mais barata do iPad da Apple apresenta o mesmo design, com alterações apenas às suas especificações. Em 2021 isso pode mudar, já que se espera que a nova geração deste dispositivo apresente um aspeto em tudo semelhante ao do iPad Air 3 lançado em 2019.

Segundo o Mac Otakara, o ecrã vai continuar a ser de 10.2 polegadas, mas o seu corpo será mais fino (6.3mm) e leve (460 gramas). O modelo de oitava geração tinha uma espessura de 7.5mm e um peso de 490 gramas.

Apple vai trazer novidades importantes para o iPad "low-cost"

Uma das características mais pedidas pelos utilizadores é a inclusão de um ecrã laminado e parece que este será o ano em que até o iPad "low-cost" vai poder contar com essa experiência de utilização mais refinada.

Para além da laminação o ecrã vai ter ainda propriedades anti-reflexivas e ser compatível com tecnologia True Tone. Será importante também perceber se a reprodução de cores pode ser melhorada nesta versão, dotando o tablet de maior capacidade para atividades multimédia e algum trabalho de edição leve de imagem.

Para além destas pequenas mas importantes mudanças, o iPad de nona geração não vai oferecer mais funcionalidades que o seu predecessor. Podemos contar com entrada Lightining para carregamento e com um botão Home com sensor de impressão digital imbutido.

iPad Pro não deve trazer novidades em 2021

A mesma fonte partilhou ainda alguns detalhes em relação aos próximos iPad Pro. Infelizmente não é feita qualquer referência ao modelo com ecrã mini-LED que todos esperam com antecipação, sendo apenas dito que nenhum dos modelos trará grandes novidades para além de um novo processador A13 e 4GB de memória RAM.

Nos últimos meses têm corrido vários rumores que apontam para o lançamento de um iPad Pro com ecrã mini-LED durante o ano que agora começou. A verdade é que nenhuma informação parece basear-se em dados muito concretos, por isso teremos mesmo de aguardar para ver o que a Apple decide fazer com essa tecnologia.

As datas de lançamento dos novos iPad são ainda desconhecidas. O iPad de oitava geração foi apresentado em setembro do ano passado, o que pode sugerir que o sucessor chegará no próximo outono. O ano passado acabou por fugir um pouco à regra, já que a Apple apresentava estes modelos mais baratos em março.

Acredita-se ainda que este iPad de nona geração possa ver o seu preço reduzido. O modelo mais atual foi lançado com um preço de 329 dólares, valor que pode agora descer para os 299 dólares. Claro está, em Portugal os valores serão sempre mais elevados.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12 é um sucesso de vendas. Mas um dos modelos desilude a Apple
  • Samsung será responsável por uma das principais novidades dos iPhone 13 Pro
  • Apple Glass: óculos de Realidade Aumentada podem chegar antes do previsto
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.