Apple estará a enfrentar problemas com o novo Touch ID do iPhone 8

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os rumores têm sido unânimes em afirmar que o novo iPhone 8 contará com um ecrã nunca antes visto num smartphone Apple. Este novo ecrã, além de ser de tecnologia OLED, irá ainda cobrir quase toda a parte frontal da estrutura do equipamento. Algo muito semelhante ao feito com o novo Galaxy S8 ou LG G6.

Assim sendo, o característico botão home físico do iPhone irá, com certeza, desaparecer. Deste modo, a Apple terá de arranjar uma nova solução para a sua tecnologia Touch ID ou o leitor de impressões digitais.

Vê também: Snowy: Spotify chegará (finalmente) ao Apple Watch

Por enquanto acredita-se que este sensor deva ficar alocado por debaixo do ecrã do smartphone. Todavia as coisas parecem não estar a correr de feição. O analista Timothy Arcuri veio recentemente afirmar que a Apple está a enfrentar problemas na precisão do novo sensor de impressões digitais do iPhone 8.

Aquilo que o senhor Arcuri afirma é que a Apple está a utilizar um sensor AuthenTec próprio, porém este está a registar fracas taxas de precisão de leitura. Aqui coloca-se um problema para a Apple, pois, segundo Arcuri, a empresa de Cupertino não tem intenções de mudar o seu fornecedor para este tipo de tecnologia.

Assim sendo, perfilam-se três soluções para a Apple contornar o problema. A mais drástica de todas seria abolir, por completo, o sensor de impressões digitais e substituí-lo pelo reconhecimento facial. Em segundo, teríamos a hipótese de mover este sensor para a traseira do iPhone 8, porém a empresa não parece muito confortável com tal decisão. Por fim, a Apple pode adiar a disponibilização do iPhone 8 até que consiga melhorar esta tecnologia até ao ponto de satisfação dos seus parâmetros.

Onde irá a Apple alocar o seu sensor de impressões digitais?

Relembro que durante o tempo de desenvolvimento do Samsung Galaxy S8, a empresa coreana enfrentou o mesmo tipo de problema com um sensor do mesmo tipo. Isto veio a forçar a Samsung a mover esse mesmo sensor para a traseira do equipamento, tendo ficado alojado naquela estranha posição ao lado da câmara.

Tudo isto não passam de rumores mas que podem muito bem ter o seu fundamento. E tendo o Galaxy S8 passado pelo mesmo problema durante o seu desenvolvimento, isso faz-me acreditar que a Apple possa, efetivamente, estar com este tipo de problema. A ser verdade, demonstra que este tipo de tecnologia, pela qual muitos anseiam, ainda não se encontra num estado de maturação suficiente para poder chegar ao utilizador final.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8 desmantelado e com bateria posta à prova!

Huawei começa a testar o Android O num dos seus Smartphones

BITZER: nova agência de eSports quer profissionalizar o “gaming” em Portugal

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.