A Apple pode estar prestes a fazer uma mudança histórica: permitir que utilizadores do iPhone troquem a Siri por outro assistente digital, como o Gemini ou a Alexa.
A indicação da novidade foi encontrada pela primeira vez no código do iOS 26.2 beta. Embora, pelo menos inicialmente, deva ser exclusiva do Japão, o novo recurso tem grandes probabilidades de chegar aos iPhones da Europa e há um bom motivo para isso.
O que mudou no iOS 26.2 beta
Conforme reportou a página MacRumors, o código escondido no sistema contém sequências de texto com frases como “Pressiona e segura para falar não está disponível enquanto o Botão Lateral estiver atribuído a %@” e instruções que pedem ao utilizador para “Selecionar outra aplicação padrão para o Botão Lateral”.
Existem também avisos técnicos que explicam que a app padrão do botão lateral “não pode ser ocultada”, “não pode ser bloqueada” e poderá ficar indisponível caso deixe de ser compatível ou não esteja autorizada na região.
Estas mensagens deixam claro que a Apple está a testar a possibilidade de alterar o assistente padrão do iPhone, algo que até agora sempre esteve bloqueado em favor da Siri.
Exclusivo do Japão: porquê?
A princípio, a funcionalidade só estará disponível para utilizadores do Japão, tanto nos dispositivos como nas contas Apple ID. Ou seja, apenas quem estiver oficialmente registado no país poderá escolher outro assistente de voz.
O motivo é regulatório. O Japão aprovou, em agosto, a Lei de Concorrência de Software Móvel, que entra em vigor já em dezembro. Entre as regras, está a proibição de que empresas limitem o acesso a recursos de hardware, como botões físicos, apenas ao seu assistente oficial.
E a Europa e Portugal?
A boa notícia é que há grandes probabilidades de a União Europeia seguir o mesmo caminho devido à Lei dos Mercados Digitais, que tem princípios muito próximos e já forçou mudanças importantes na Apple, como a abertura a lojas de apps alternativas.
No início deste ano, a Bloomberg também avançou que a Apple poderia, em breve, permitir que os utilizadores na União Europeia escolham outro assistente de voz como padrão em vez da Siri. A publicação lembra ainda que a Lei dos Mercados Digitais inclui regras de interoperabilidade que podem obrigar a Apple a aplicar esta mudança também na região.
Ou seja, os utilizadores de iPhone que gostariam de poder usar outro assistente podem ter essa esperança para o futuro.
Há esperança para quem quer mais IA no iPhone
Apesar da limitação inicial ao Japão, há ainda rumores positivos para o futuro. Informações recentes indicam que a Apple tem “trabalhado com empresas como o Google” para implementar capacidades avançadas de IA de terceiros dentro da própria Siri, o que pode representar uma evolução interna, mesmo sem troca de assistente.
Sugestão 4gnews
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉🏻 Votar agora
Vê também:
