Apple prepara-se para equipar o novo iPad mini com as caraterísticas mais pedidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple estará a trabalhar numa nova geração do seu tablet mais barato, o iPad mini, tendo o mesmo sido referido em várias fugas de informação nos últimos meses. Agora, contudo, temos um novo relato emanado da publicação 9to5mac particularmente revelador.

Em causa estão várias das caraterísticas técnicas apontadas para a próxima geração do Apple iPad mini, produto que receberá algumas das melhores caraterísticas técnicas que a tecnológica de Cupertino apresentará em 2021 como é o caso do chip A15 Bionic, ou A15X.

O iPad mini de 6.ª geração vai surpreender

Cingindo-nos à fonte da informação o próximo iPad mini terá o mesmo processador dos iPhone 13, tal como demos a conhecer em ocasião anterior na 4gnews. Adicionalmente, a fonte aponta um novo design, mais angular e com margens bastante reduzidas.

Assim, como aponta a 9to5mac, teremos mudanças significativas no design no produto com o intuito de melhor aproveitar a área para expandir o ecrã. A par da renovação estética, contudo, está uma das mudanças mais pedidas, a adoção da porta USB-C.

Em síntese, esperamos que a próxima geração de iPad mini venha a adotar o atual design dos iPad Air e iPad Pro. Teremos assim linhas mais fortes e menos arredondadas, bem como um maior destaque para a câmara fotográfica na traseira.

Continuará a ser o iPad mais barato da Apple

Ainda que se lhe aponte a presença do processador A15 Bionic, por apresentar à data de redação deste artigo, bem como uma porta USB-C e incluir o Smart Connector magnético, este continuará a ser o iPad mais barato.

Esta posição no mercado continuará a fazer do mini uma porta de entrada para o ecossistema Apple, sendo este outro dos fatores mais apreciados nesta gama de produtos de acordo com as agências de análise de mercado.

Esta mesma tese é também apontada pela Bloomberg que sinalizou pela primeira vez o desenvolvimento do iPad mini de 6.ª geração pela Apple. De acordo com esta publicação, o novo iPad terá margens reduzidas, sem o botão Home e com suporte para a Pencil.

Por fim, aponta-se também a presença de um ecrã com 8,5 a 9 polegadas de diagonal para a nova iteração. É muito provável que o tamanho de ecrã venha a aumentar, ainda que as dimensões gerais do produto se devam manter inalteradas.

O iPad para as massas com caraterísticas renovadas

Enquanto excelente plataforma para entretenimento, leitura e jogo casual, o iPad mini continuará a ser um dos produtos mais populares da Apple, muito em parte devido ao seu preço. Apesar das melhorias significativas, continuará a ser o mais acessível que a tecnológica de Cupertino oferecerá entre 2021 e 2022.

Mais ainda, tendo em conta a sua relevância estratégica como porta de entrada para o ecossistema Apple, não é de estranhar ver a tecnológica a apostar ainda mais neste produto com vista a cativar novos utilizadores. É por isso que, já numa nota pessoal, acredito não só na manutenção desta gama, como também na sua valorização com algumas das melhores caraterísticas no mercado.

A sugerida utilização do Apple A15 Bionic, ou A15X como é costumeiro nos iPad será uma prova disso mesmo. Ainda que o seu ecrã não deva utilizar a tecnologia de ponta - mini-LED - para um display de menores dimensões tal não se afigura tão relevante.

Adicionalmente, podemos continuar a ter uma só câmara na traseira deste iPad. Contudo, a sua performance deve melhorar significativamente com a sexta geração do produto.

Em síntese, o iPad mini 6.ª gen pode vir a ser uma das maiores pérolas da Apple para 2021 (finais) e 2022. Este produto ainda não tem data de apresentação (ou lançamento) confirmadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony prepara uma nova PS5 Digital Edition com lançamento iminente
  • Xiaomi Redmi Buds 3 Pro: novos earbuds TWS com preço que vais gostar!
  • WhatsApp introduz novidade para que nunca percas uma chamada de grupo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.